terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Alta estação >> Ocupação na rede hoteleira chega a 75% em Natal

Hotéis de Natal registram aumento de ocupação
Aocupação da rede hoteleira de Natal neste final de ano já chega a 75% com perspectiva de aumentar ainda mais ao longo da semana. Na opinião do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN) no RN, Habib Chalita, os números são animadores para o setor, já que ano passado o percentual ficou em 70%. O aumento da ocupação na rede hoteleira é reflexo também dos voos charters programados para a capital potiguar neste período de alta estação.
 
De acordo com o consórcio responsável pelo Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, estão previstos para este período 800 voos.
 
Melhoria do fluxo de turistas no início do verão renova as esperanças dos hoteleiros para 2015.
As estatísticas deste período de final de ano não acabam definitivamente com a preocupação dos hoteleiros, que mesmo com Natal sendo uma das sedes da Copa do Mundo, não conseguiu uma boa ocupação. “Faltou um planejamento por parte do Governo. Os 53 setores movimentados pelo turismo sentiram fortemente a crise neste ano. Não houve uma política de Estado voltada para o setor turístico nos últimos anos”, disse Chalita.
 
O presidente da ABIH observou que de 2011 para 2014 ocorreu uma queda de 20% na rede hoteleira. Ou seja, a média de ocupação há três anos era 74%. 2014 está se encerrando com a média de  53%, o que é vista como uma redução significativa. “Estamos com 45% de ociosidade dentro da cadeia econômica do Rio Grande do Norte. Crescemos pouco e estamos na ociosidade”, observou o empresário, durante entrevista ao programa RN Acontece, da Rede Bandeirantes.
 
Ele classificou como de fundamental importância a redução do imposto do querosene de aviação aliado a uma ação junto às companhias aéreas. “É de fundamental importância o trabalho junto às operadores e as companhias aéreas a partir da redução do imposto do querosene de aviação”, disse Habib Chalita, lembrando que há um compromisso do governador eleito de promover o incentivo tributário.

Natal aparece como terceiro destino turístico
Na primeira quinzena de dezembro, Natal surgiu como o terceiro destino no Brasil em volume de vendas na alta estação, segundo a CVC, maior operadora de viagens da América Latina.
A empresa realiza sua operação de férias quando mais de 500 voos fretados decolarão de cerca de 20 cidades do Brasil rumo às capitais do Nordeste e demais destinos turísticos do Brasil e localidades no exterior.
 
Na temporada de 2013, foram cerca de 200 voos fretados além da oferta em voos regulares. O aumento da oferta nesta alta estação deve-se à tradicional procura no período, especialmente para os destinos de sol e mar no Brasil e exterior, que costumam ser a preferência nesta época do ano.
 
Somente para viagens dentro do Brasil, a operadora garantiu mais 300 mil assentos extras em 250 rotas nacionais. Grande parte desta oferta (cerca de 60%) está direcionada para o Nordeste, rumo aos destinos Porto Seguro, Fortaleza, Natal, Maceió, Ilhéus, Recife e Salvador, com saídas das principais bases emissoras do País.
 
A maioria dos destinos do Nordeste receberá voos de São Paulo e interior (Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto), Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Uberlândia.

Fonte:  cvc.com

Sem comentários:

Enviar um comentário