sábado, 3 de janeiro de 2015

Rio Grande do Norte é o 3º Estado na venda de grãos subsidiados



Comercialização de milho subsidiado no RN superou as 32 mil toneladas
De acordo com o Setor de Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento (SEPAB), o Rio Grande do Norte foi o terceiro Estado que mais disponibilizou milho em grãos a preços subsidiados aos pequenos criadores rurais, de janeiro a dezembro de 2014.
Segundo a entidade, o resultado abrange todas as unidades federativas da região coberta pela Superintendência do Desenvolvimento no Nordeste (SUDENE) atingido pela seca.
Ao todo, foram comercializadas cerca de 32,5 mil toneladas. O RN ficou atrás somente do Ceará, que ficou na primeira posição com cerca de 51,5 mil toneladas do produto, e o Piauí, com aproximadamente 32,7 mil toneladas vendidas.
O programa funciona como uma espécie de venda controlada, em que os preços dos produtos, quantidade a ser vendida e o perfil dos compradores, no caso, criadores e agroindústrias de pequeno porte, são preestabelecidos pelo Governo Federal. Entre os produtos negociados estão arroz, milho, feijão, trigo e castanha.
Já o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) terminou o ano de 2014 com cerca de R$ 1,4 milhão empenhados em projetos no Rio Grande do Norte. No PAA, são beneficiados pequenos produtores associados a cooperativas e associações que vendem sua produção à Conab para doação a entidades beneficentes.
Até o momento, quatro projetos foram formalizados e já estão em execução, beneficiando 79 agricultores familiares e quase 10 mil pessoas que são atendidas por 34 associações beneficentes. Ao todo, 152 toneladas de alimentos já estão sendo distribuídas por meio do Programa, que deve formalizar mais quatro projetos até o fim do ano, dobrando o alcance atual.
Ao longo de 2014, a superintendência da Conab no Rio Grande do Norte realizou diversos eventos com o objetivo de divulgar as novas normas.
Pronaf se destaca entre políticas públicas para o campo
Entre as políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), destaca-se o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que vem batendo recorde de contratações a cada safra. Na safra atual (2014/2015), os acessos às linhas de custeio e investimento já somam mais de R$ 13 bilhões. Entre julho e novembro deste ano, em todo o Brasil, foram efetivados 976.572 contratos. Houve um aumento de 26% no valor contratado e de 3% no número de contratos em relação ao mesmo período da última safra.
As mulheres do campo estão sendo priorizadas no País. Em 2014, o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) completou 10 anos com a emissão de mais de dois milhões de documentos. No primeiro semestre do ano safra 2014/2015, mais de 120 mil mulheres foram atendidas pelos mutirões itinerantes do MDA e mais de 270 mil documentos civis, trabalhistas e previdenciários foram entregues gratuitamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário