sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Dica >> Vinte Atitudes para Simplificar Sua Vida



Vamos ser francos: a vida tornou-se muito complicada. Entre grande parte do nosso tempo passada no trabalho, pagando impostos, assegurando-nos de que tudo está em ordem em casa, consertando nosso carro, certificando-nos de que nossos filhos estão bem, trabalhando para garantir-lhes o futuro e lidando com a sempre crescente demanda da tecnologia, nos sentimos, às vezes, com  vontade de gritar: “Chega! Me deixem em paz!”

Porém, a vida não se descomplica sozinha, nós é que temos que fazer isso. E assim, com o objetivo de ter uma vida mais simples sem precisar mudar-se para um fim-de-mundo e dedicar-se a ordenhar vacas, aqui vão nossas sugestões:
1. Levante-se 20 minutos mais cedoSe você acha que as suas manhãs são muito corridas, experimente ir dormir um pouco mais cedo e levantar-se 20-30 minutos antes da hora usual. Você ficará surpreso ao ver como esse pequeno acréscimo de tempo pode melhorar o início do seu dia.
2. Chegue 10 minutos adiantado para reuniões: É estressante atrasar-se quando você quer ser pontual nos seus compromissos. Procure chegar um pouquinho adiantado. Isso lhe dará tempo de ajeitar sua aparência, tomar água e sentir-se mais relaxado.Você também terá tempo de organizar suas ideias e refletir sobre o que vai dizer.
3. Faça uma coisa de cada vez: Não se impressione com gente que diz que pode fazer tudo ao mesmo tempo. Todo o mundo tem dificuldade para concentrar-se em diversas tarefas simultaneamente, ou mesmo prestar atenção a uma coisa enquanto pensa em outra.. Experimente colocar focar-se no assunto mais urgente. Finalize-o e siga adiante para o próximo. Você ficará surpreso com sua eficiência e capacidade de resolver problemas  quando dedica-se a uma coisa de cada vez.
4. Faça algumas perguntas a si mesmo: Dê uma pausa no que está fazendo de tempos em tempos e pergunte-se: “Será que eu estou fazendo tudo de forma mais complicada?” e “Como eu posso simplificar essa tarefa?” às vezes nós não nos damos conta de soluções simples porque não paramos para refletir a respeito.
5. Pergunte a si mesmo: "Isso vai ser importante dentro de 5 anos?" Na maior parte do tempo, isso não importará mais em 5 meses e nem em 5 semanas. Se você se vê enfrentando uma tempestade, certifique-se de que não está num copo d’água 
6. Tome nota de tudo: Não existe memória que não falhe de vez em quando. Os poucos minutos que você gasta tomando notas compensarão mais adiante, pois você não precisará se preocupar em lembrar o que você tem guardado em suas anotações. Isso libera a sua memória e contribui para diminuir seu estresse.
 
7. Recorde-se de que existem coisas mais importantes do que nós: Nós não sabemos de tudo, nem estamos sempre corretos. Nem somos o centro do mundo. Sempre haverá causas maiores e mais importantes do que nossos problemas pessoais.
8. Desfrute das coisas simples: Às vezes, precisamos parar, fechar bem os olhos, abri-los novamente e verdadeiramente SENTIR o momento em que estamos vivendo, como se apresenta, os seus sons, os seus cheiros, os seus gostos, e como nos vemos em tudo isso. Essa atitude chama-se “viver o momento presente”, e usufruir das coisas que, de tão básicas, não têm mais a nossa atenção.
9. Beba um copo d’água: Água é a essência da vida, e, às vezes, é bem melhor para nós bebermos um copo d’água do que consumirmos comida processada ou bebidas alcoólicas, que apenas aumentarão nosso estado de ansiedade.
10. Gentileza gera gentileza: Seja gentil com os outros. Um dia, você poderá estar velho, doente e necessitando de gentileza. Saber que você é gentil com os outros e sempre procura ajudar, reduz a carga de ansiedade e o receio quando ao seu futuro.
11. Simplifique sua vida simplificando sua casa: Dizem que uma casa bagunçada é o reflexo de uma cabeça confusa. Experimente encontrar um lugar para cada coisa em sua casa, e a mantenha limpa e arrumada. Parece não ter nada a ver, mas uma casa limpa nos faz sentir bem conosco mesmos e ajuda a concentrar no que é importante.
12. Pare um pouco para admirar as rosas: Em vez de correr de uma tarefa para outra, experimente demorar-se um pouco mais com certas atividades, relacionamentos, trabalhos e projetos pessoais. Esse tempo extra lhe dará uma certa confiança e ajudará  a descobrir coisas que você não vê enquanto está super ocupado.
13. Passe alguns momentos com pessoas simples: Passar algum tempo com pessoas que têm uma vida mais simples ajudará você a simplificar a sua. O ritmo lento e a calma delas contaminará a sua vida, e você aprenderá alguns dos seus truques para simplificar as coisas.
14. Peça conselhos a quem já passou por isso: Quando você encontrar um problema, lembre-se de que a maioria deles não é coisa nova. Eles já desafiaram outras pessoas antes de você. Procure pessoas com experiência e solicite seus conselhos.
15. Esqueça a perfeição: Não tente fazer tudo de maneira perfeita, você provavelmente não conseguirá. Abandone a ilusão da perfeição e concentre-se no que você possui de bom e de verdadeiro.
16. Faça pausas para toma ar várias vezes ao dia: Tal como um fumante, dê pausas nas suas atividades e vá respirar um pouco de ar fresco. Você se surpreenderá como aqueles pensamentos provocadores de ansiedade se dissipam enquanto você tira um minuto para desconectar-se do que o deixa aflito e reconecta-se com o mundo ao seu redor.
17. Reserve 30 minutos no fim de semana para planejar a sua semana: Finais de semana são ótimos para relaxer e tirar um tempinho para planejar o que você irá fazer na próxima semana. Faça uma lista, isso ajudará a ficar mais calmo ao lidar com os desafios que vêm com a nova semana.
18. Faça mais perguntas às pessoas ao seu redor: Às vezes, as situações que nos deixam ansiosos poderiam ser resolvidas com uma simples pergunta. Não tenha medo de receber respostas que você não quer ouvir – no fim das contas, sempre será  bom saber.
19.  Tire um tempo para ser preguiçoso: Se você puder simplificar um pouco a sua vida, verá que irá sobrar um tempo livre. Use-o para relaxar, você merece um pouco de “dolce far niente”.
20. Lembre-se: a vida é mais curta do que você pensa. Você poderá mudar seu  modo de pensar algumas vezes. Enquanto amadurece, você poderá querer diferentes coisas, amar dferentes pessoas. Aceite este fato e você verá e como os motivos de suas incomodações irão diminuir. Vá em frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário