sábado, 3 de janeiro de 2015

Inverno no sertão >> Dias chuvosos no começo de 2015 podem indicar bom período chuvoso

Tempo nublado na região do Cabugi trás boas expectativas para o sertanejo
O ano de 2015 começou com tempo nublado e pancadas de chuvas em algumas regiões do Rio Grande do Norte. Segundo o meteorologista Gilmar Bistrot, aliados a indicadores do final do ano passado, estes primeiros dias mais chuvosos podem indicar que este ano deve ter um bom regime de chuvas. 
Entretanto, os meses de março a maio são apontados como essenciais na definição do período chuvoso, além de fatores como a temperatura das águas no oceano Pacífico ao longo do ano.

"Janeiro e fevereiro normalmente são meses em que não há muita chuva. Essa primeira semana com pancadas de chuvas isoladas, inclusive com granizo no Seridó, é um bom indicativo de que 2015 será diferente dos últimos três anos. Contudo, neste período não dá para fazer previsões mais longas, por isso estamos atentos a mais fatores", explica o meteorologista.

Gilmar Bistrot afirma que a queda de granizo como na cidade de São João do Sabugi, no dia 30 de dezembro, é um fenômeno difícil de ocorrer em regiões equatoriais, pois depende da confluência de fatores extremos incomuns na região. 

Meteorologistas de todo o Nordeste deverão se reunir este mês na cidade de Fortaleza para dar seguimento aos trabalhos de previsões do tempo para a região em 2015. O regime de chuvas atinge diretamente a agricultores e criadores de animais, além de ser fator determinante para o faturamento de diferentes empresas, como o setor do sal e da carcinicultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário