terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia Mundial da SaúdeI ‪>> #‎NãoQueremos MaisTransgênicos ‬!

Assine a petição on line contra os eucaliptos transgênicos nesse link: http://goo.gl/vekMxb
No dia 9 de abril acontece a próxima reunião da CTNBio, e novamente a liberação comercial do eucalipto transgênico entrará em pauta. Na última reunião, ações da mulheres camponesas na fábrica de mudas transgênicas e no plenário da reunião impediram a votação.
Existem alguns pontos básicos pelos quais acreditamos que o eucalipto transgênico não deve ser liberado:
1) ÁGUA: A modificação genética visa acelerar o processo de crescimento e amadurecimento da árvore de sete para quatro anos e meio. O maior consumo de água acontece nos primeiros quatro anos de plantio, onde cada planta consome cerca de 30 litros de água potável por dia por árvore, volume que pode triplicar com o eucalipto transgênico.
2) MEL: hoje, 80% do mel brasileiro é certificado como orgânico. A liberação do eucalipto transgênico tende a interromper essa lógica que vai afetar os 350 mil produtores de orgânico do país. Exportamos 16 mil toneladas de mel de eucalipto orgânico. Com a liberação do eucalipto transgênico, não serão aceitos nos processos de certificação e isso era impactar na economia do país
3) CONTAMINAÇÃO: Com o pólen transgênico, ninguém pode assegurar que, 20 ou 30 anos depois de plantada, uma entre milhares ou milhões de árvores transgênicas não possa florescer e contaminar árvores “normais” da mesma espécie, tornando sua descendência estéril. Isso além do fato de que o pólen de árvores pode ser levado pelo vento a distâncias enormes, atravessando inclusive fronteiras entre países, violando o Protocolo de Cartagena, do qual o Brasil é signatário.
Somamos isso a toda a nossa luta contra os eucaliptos, que com seus desertos verdes, estão acabando com a água, e tomando a terra de milhares de quilombolas, camponeses e indígenas. Tudo, claro, regado a muito agrotóxico.
Por isso, essa semana, vamos gritar mais alto: CTNBio:

Sem comentários:

Enviar um comentário