quarta-feira, 3 de junho de 2015

ATENÇÃO >> Começa nesta segunda-feira exigência obrigatória do cartão SUS em qualquer atendimento de saúde

A partir desta segunda-feira, 1º de junho, todos os usuários das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) deverão apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para ser atendido na rede pública.
 
A determinação é do Governo Federal que, por meio do Ministério da Saúde, está transferindo o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) para o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab). Com isso, vários sistemas de saúde estarão integrados em um único software, o “e-SUS”.
 
O secretário municipal de Saúde de Itabira, Reynaldo Damasceno Gonçalves, informou que haverá a obrigatoriedade de o cidadão cadastrar o número do cartão SUS, que será exigido em todas as esferas de atendimento da rede pública. "Hoje, se você for ao Pronto-Socorro e já tiver passado por lá, seu número já está gravado. Então não há a obrigatoriedade de a pessoa ter o cartão”. Se a pessoa não tem o número e chegar para consultar, a unidade estará preparada para cadastrar e gerar o número SUS do cidadão.
 
Os usuários que já possuem o cartão SUS, seja magnético ou de papel, não precisam requerer outro: apenas devem apresentá-lo quando necessitar de qualquer serviço de saúde da rede pública. Já aqueles que não possuem o documento, precisam solicitar sua confecção. Para isso, é necessário ir até a unidade de saúde do requerente com a certidão de nascimento, CPF, carteira de identidade e comprovante de endereço.

Sem comentários:

Enviar um comentário