quinta-feira, 4 de junho de 2015

Celebração >> Igreja celebra festa do corpo e sangue de Cristo

Fiéis prestam louvor a Jesus Eucarístico (Foto: Ana Karla)
Fiéis prestam louvor a Jesus Eucarístico (Foto: Ana Karla)
Nesta quinta-feira, 4 de junho, a Igreja Católica, em todo o mundo celebra a festa de Corpus Christi, cuja motivação é promover a fé na presença de Jesus Cristo nas espécies do pão e do vinho.
Na Arquidiocese de Natal, em todas as paróquias, será celebrada missa e procissão. Em algumas, os fiéis confeccionarão tapetes, como forma de prestar louvor a Jesus Eucarístico.
As Paróquias de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e da Catedral Metropolitana, ambas na Cidade Alta, desenvolverão uma programação em comum. Na antiga Catedral, às 6 horas da manhã, haverá celebração de missa e bênção do Santíssimo Sacramento. A partir das 8 horas, os fiéis confeccionarão tapetes, na Praça André de Albuquerque. Na Catedral Metropolitana, das 8 às 15 horas, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 16 horas, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. 
Após a missa, acontecerá a procissão, conduzindo Jesus Eucarístico, pelo seguinte percurso: Rua Açu, Av. Prudente de Morais, Rua Apodi, Av. Rio Branco, Rua João Pessoa, concluindo na Praça André de Albuquerque, onde será dada a bênção.
Origem da festa
A solenidade Corpus Christi teve origem em Liège, na Bélgica, em 1243, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal Trasnsiturus de hoc mundo, estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. A primeira procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274.
Tradicionalmente, a celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Sem comentários:

Enviar um comentário