quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ALERTA >> Rio Grande do Norte tem 95 municípios com incidência alta de dengue

O Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (13), o boletim referente à Semana Epidemiológica 40, no qual foi verificada uma expressiva diminuição no número de notificações da doença. A queda foi identificada a partir da semana epidemiológica 14, o que indica que o Estado permanece num quadro não epidêmico.
No Rio Grande do Norte foram notificados 26.183 casos suspeitos de dengue do início do ano até o dia 10 de outubro, dos quais 5.390 foram confirmados. Em relação ao ano passado, no mesmo período, se observa um aumento de 118,78% no número de casos notificados. Entretanto, apesar desse aumento, constatado nos dados acumulados, percebe-se uma diminuição de casos nas últimas semanas.
De acordo com o Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD), de 4 de janeiro a 10 de outubro de 2015, o RN tem 95 municípios com incidência alta de dengue (aqueles que notificaram mais de 300 casos da doença por 100.000 habitantes), 29 estão com incidência média, 31 com baixa e 12 com incidência silenciosa (não notificaram os casos).
Os casos considerados suspeitos, de acordo com o Ministério da Saúde, são: pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo dengue ou que tenha a presença de Aedes Aegypti, que apresente febre, usualmente entre 2 a 7 dias, e apresente duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, exantemas, mialgias, artralgia, cefaleia, dor retroorbital, petéquias ou prova do laço positiva e leucopenia.
* Fonte: Sesap/RN

Sem comentários:

Enviar um comentário