quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua

Foto de Marcelo Leal.

Primeira e única Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua, realizado nacionalmente. Seus resultados se tornaram um instrumento fundamental para a construção de políticas públicas para à População de vulnerabilidade sócia "Situação de Rua". Esta pesquisa abrangeu 71 cidades brasileiras das quais 23 são capitais. 

A pesquisa identificou um contingente de 31.922 adultos em situação de rua nos 71 municípios. Se somados as 4 maiores capitais o montante aproximado é de 50 mil adultos que vivem nas ruas das capitais.

Outros dados:
82% são do sexo masculino, que na maioria dos casos vive só (sem cônjuge, filhos ou familiares). Mais da metade 53% está na faixa entre 25 e 44 anos, ou seja em idade produtiva.

A proporção de negros é substancialmente maior na população em situação de rua 67%.
74% não sabe ler e nem escrever, sendo que 15,1% nunca estudaram, 48,4% tem o primeiro grau incompleto e apenas 3,2% completaram o segundo grau.

A População em Situação de Rua é composta na sua grande parte por trabalhadores, 70,9% exercem algumas atividade remunerada. Em geral, a maioria das pessoas que se encontra em situação de rua não nasceu na rua, mas foi levada a essa situação.

Fonte: IBGE

Sem comentários:

Enviar um comentário