quarta-feira, 24 de junho de 2015

Boa gestão >> Ciclovias de São Paulo foram premiadas nos Estados Unidos

São Paulo recebeu nos Estados Unidos um prêmio internacional pela implementação de 150 quilômetros de ciclovias e mais de 460 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. As iniciativas adotadas pela atual gestão foram agraciadas na 10º edição do Sustainable Transportation Award (Prêmio Transporte Sustentável), entregue no dia 13 em Washington, nos Estados Unidos.

A premiação é concedida a cidades que implementam projetos de transporte considerados inovadores e sustentáveis. Os finalistas são selecionados por um comitê internacional de especialistas em desenvolvimento e organizações que trabalham no transporte sustentável.

São Paulo foi representada na premiação pelo chefe de gabinete da São Paulo Transportes (SPTrans), Ciro Biderman. Além da capital paulista, a edição ainda premiou o  Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que também investiram na melhoria no transporte. Essa foi a primeira vez que três cidades empataram como destaque nas premiações. A primeira cidade vencedora foi a colombiana Bogotá, em 2005, e no ano passado, a premiada foi Buenos Aires, na Argentina.

“Muitas cidades dizem que não têm dinheiro suficiente para os projetos de transporte, mas não é uma questão só de dinheiro. A implantação de ciclovias não custa muito. É uma questão de estar disposto e lutar para fazer. Trata-se de vontade política”, afirmou Biderman durante a premiação.

Desde o início da gestão Haddad já foram implementados mais de 460 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus.

A cidade conta, atualmente, com mais de 210 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas. Do total de ciclovias existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 149,2 quilômetros desde junho de 2014. A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário