sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cerimônia de posse >> Comitê do Rio Ceará-Mirim empossa novos membros para a gestão 2015-2017


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim empossou seus novos membros habilitados para a gestão 2015-2017. A cerimônia de posse aconteceu hoje pela manhã (25), no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, participou da reunião e frisou a importância do fortalecimento dos comitês de bacia como fóruns de debates sobre o uso e conservação dos recursos hídricos. “O Governo do Estado, através da Semarh, vai continuar apoiando a criação e o funcionamento dos comitês porque é esse colegiado que deve reunir os principais atores ligados às bacias hidrográficas e é dentro dele que deve acontecer as discussões sobre uso e demanda da água da bacia em questão”. Mairton disse ainda que uma bacia hidrográfica é uma de nossas identidades territoriais.

Durante a reunião, os novos membros receberam as orientações das competências relativas à gestão de recursos hídricos e como trabalhar os impactos da bacia no desenvolvimento socioeconômico da região. Eles também são responsáveis ainda por estabelecer normas para uso das águas da Bacia Hidrográfica e ainda discutir junto às empresas os impactos ambientais causados pelas atividades industriais.

A secretaria executiva do colegiado pertence à Semarh e a nova presidência será eleita na próxima reunião ordinária do comitê, prevista para acontecer daqui a um mês. “Nessa próxima reunião, vamos fazer uma explanação dos principais conflitos existentes na bacia e uma oficina de capacitação como forma de estimular os membros” disse Marcelo Leal, técnico, da coordenadoria de gestão de recursos hídricos, da Semarh.

Os habilitados ao Comitê terão como meta o trabalho de conservação da Bacia Hidrográfica e a elaboração de atividades de conscientização da população na prevenção a contaminação das águas do rio Ceará-Mirim.

Confira os novos membros.
Poder Público Federal
1. Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS

Poder Público Estadual
1.  Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos –      SEMARH

2.  Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande Do Norte – IGARN/RN


Poder Público Municipal
1.     Prefeitura Municipal De Lajes

2.     Prefeitura Municipal De Taipu


Sociedade Civil
1.  Associação Educacional de Controle e Proteção Ambiental - AECOPAM

2.  Associação dos Produtores de Salgajucaba
3.  Associação Trilheiros da Caatinga
4.  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pedro Avelino


Usuários

Abastecimento Público:
1.  Companhia de Águas e Esgotos do RN – CAERN

Indústria e Mineração:
  1. Passo Firme Aquacultura
  2. Ceará-Mirim Agroindústria S.A
Irrigação e Uso Agropecuário:
  1. Shirliey da Silva Medeiros
  2. Herbert Pinto Dantas
  3. Rilvan Oliveira de Medeiros
  4. Sidney da Silva Campos
Fonte: http://www.semarh.rn.gov.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário