quinta-feira, 25 de junho de 2015

Em Natal >> O Forró de raiz será a trilha sonora do Festival Gastronômico Junino na praça Pedro Velho



Primeiro evento do Circuito 2015 acontece de 25 a 28 de junho, na praça Pedro Velho, com tendas, restaurantes, quiosques de comidas típicas, shows musicais, quadrilhas juninas e a famosa Cozinha Show original, com palestras e chefs preparando pratos ao vivo

O caldeirão do Festival Gastronômico Junino ganhou mais um ingrediente de “sustância”: É o forró de raiz, interpretado por artistas e bandas potiguares. Com jeito de quermesse mas estrutura de festival moderno, o festival ocupará, pelo segundo ano, toda a praça Pedro Velho (Cívica), de 25 a 28 de junho, com uma galeria de restaurantes, bares, tendas, espaço para apresentações de danças e quadrilhas juninas, ampla Cozinha Show original onde serão realizadas oficinas ao vivo e, claro, muita música para dançar e ouvir.

Na quinta-feira (25), se apresentam as bandas Forró NaManha e Forró Legal e o forrozeiro Raimundo Flor e Forró Legal, das 19h às 22h. Na sexta, que estará animando o coreto são As Nordestinas e o cantor e compositor Fabiano Barbosa. No sábado 27, Arleno Farias e banda traz sua cantoria nordestina, seguido de Jaina Elne. O domingo tem Jarbas do Acordeon e Forró Meirão (formado por músicos do antigo Meirinhos do Forró).

Além do cardápio musical, a programação gastronômica vai valorizar cultura junina de todo o Brasil. O evento tem entrada franca e conta com patrocínio da Prefeitura do Natal através do Programa Djalma Maranhão de Incentivo à cultura, Unimed Federação, Banco do Brasil, Natal Veículos/Espacial, Arituba Turismo.

Todas as noites, a partir das 18h até 0h da madrugada, a praça estará ocupada de restaurantes de especialidades e quiosques de comidinhas típicas, Cozinha-Show do Circuito Oficial, com chefs preparando pratos nas oficinas ao vivo e pesquisadores conversando sobre temas ligados à culinária nordestina e cultura junina brasileira. Já estão confirmadas várias ações na tenda, entre as quais a palestra “A comida e a cultura junina – história”, a oficina “Uma releitura contemporânea de um São João em Família”. Também estão programadas oficinas-show com receitas preparadas passo a passo para o público: “Drinques juninos e quentão”, ”Cozinha Funcional com ingredientes do Nordeste”, “Como fazer uma mousse de tapioca e crocante de castanha”, “Oficina de Tapiocas gourmets”, receitas para um “Boteco de São João”, “Oficina moderna de Baião de dois”, “Vinhos orgânicos e naturais”, entre outros.

Na Cozinha ao vivo estarão os chefs, gastrônomos e pesquisadores Adriana Lucena, Débora Sá, Fabiana Dall Onder, Chef Tarcísio, Francisco Gasteasoro Belzarena, François Schimitt, Marina Pantoja, Fernando Gomes, Cacau Wanderley, Sanylle Faraj, Ana Lima, Rodrigo Santana, Kize Santos e Juliana Barros do Meu Barraco Bistrô, bartender Gheto Hermínio, além de estudantes de gastronomia e técnicos do Senac/Barreira Roxa e UnP – Universidade Potiguar/Laureate. Este ano, o cerimonial da Cozinha-Show será do chef Gabriel Camilo.

Na praça, estarão com estandes os estabelecimentos da Cozinha da Totoia, Blackitchen, Cachaçaria Ombak, Papillon, tenda dos vinhos e embutidos, Tenda dos drinques, Bar 294, A Cozinharia, Paçoca do Pilão, Ateliê Culinário da chef Ítala Selda, Edi do Aracajé, Mediterrâneo Buffet, Mise en Place, Doceria Sweet cake, drinques, Ana Lima Tapiocaria, Temakeria Go!, Curva do Vento, Empório Bonal, Leo dos Caldos e tenda de comida de milho, entre outros. Este ano, a produção planejou mais de um ponto para compra de pratos típicos de milho e doces locais. 

O diretor e idealizador dos festivais, Walde Faraj, acredita que este ano o público seja ainda maior que 2014: “Mais de dez mil pessoas passaram pela praça na edição do ano passado, que aconteceu em plena Copa do Mundo. Público variado, desde famílias com crianças, jovens e adultos até turistas brasileiros e estrangeiros que foram conferir um outro formato de festividade de rua típico da cidade. É uma festa diferenciada”.

Sem comentários:

Enviar um comentário