sexta-feira, 26 de junho de 2015

A crise hídrica estabelecida >> Mais nove municípios do Estado serão submetidos a rodízio de abastecimento

Estiagem prolongada afeta o nível dos reservatórios do Rio Grande do Norte – Foto Franskin Leite

Os municípios de Coronel João Pessoa, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Martins, Portalegre, Riacho da Cruz e Viçosa serão abastecidos normalmente durante cinco dias da semana, de segunda a sexta, e terão seus abastecimentos interrompidos aos finais de semana.

A estiagem continua ocasionar prejuízos ao Rio Grande do Norte. As chuvas que atualmente chegam à capital não são uma realidade no interior do Estado e a seca persiste, atingindo a região Alto-Oeste. Como medida preventiva e com o intuito de prolongar o abastecimento nas cidades mais afetadas, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) implantará, a partir do próximo fim de semana, o rodízio em mais nove municípios.
Coronel João Pessoa, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Martins, Portalegre, Riacho da Cruz e Viçosa serão abastecidos normalmente durante cinco dias da semana, de segunda a sexta, e terão seus abastecimentos interrompidos aos finais de semana. Já em Marcelino Vieira, o abastecimento será feito diariamente das 3h30h às 14h, sendo interrompido, consequentemente, das 14h às 3h30. A cidade de Venha-Ver será abastecida das 6h às 18h, de segunda a sábado, e terá seu abastecimento interrompido, consequentemente, das 18h às 6h; e aos domingos durante as 24h. Para a Caern, essa é uma forma de minimizar os impactos da estiagem.
Com a entrada destas nove cidades na lista de rodízio, sobe para 20 as cidades que hoje enfrentam algum tipo de rodízio. No Alto-Oeste, Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste também estão com o seu abastecimento funcionando de maneira alternativa. Já no Seridó, as cidades de Acari, Bodó, Caicó, Cerro-Corá, Currais Novos, Equador, Florânia, Lagoa Nova, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste e São Vicente completam a relação de municípios.
No Estado, a seca prolongada forçou ainda a parada total do abastecimento através da Caern em nove cidades. Hoje, Carnaúba dos Dantas, na região Seridó, está com o abastecimento paralisado. Já no Alto-Oeste, o colapso atinge as seguintes cidades: Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias.
Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Sem comentários:

Enviar um comentário