quinta-feira, 21 de abril de 2016

A HISTÓRIA NÃO PERDOA TRAIDORES, O POVO POTIGUAR TAMBÉM NÃO! As eleições de 2014 e futuro político dos golpistas

O Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, vivenciou um marco na história política do estado quando a coligação intitulada Liderados pelo Povo, formada pelos partidos PT, PSD, PC do B, PP, PT do B, PEN, PRTB e PTC, derrotou a chapa do acordão onde estavam as principais oligarquias do estado, personificadas nas figuras do então presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e da ex-prefeita da capital potiguar e ex-governadora, Wilma de Faria.
Essa aliança foi responsável pela eleição de Robinson Faria para o Governo do Estado e de Fátima Bezerra para o Senado Federal, propiciando ao RN ter a primeira Senadora de esquerda do Estado, e trazendo para a população uma esperança de mudança no cenário político local, já que do lado de lá estava uma coligação formada por 17 partidos e em cujo palanque estiveram todos os ex-governadores, todos os senadores, 06 dos 08 deputados federais e 21 dos 24 deputados estaduais.
A importância tática desta coligação é reconhecida pelo Partido dos Trabalhadores, mas parece ter sido esquecida pelo PSD, cujo candidato ao governo era desacreditado, não possuía condições de liderar uma oposição aos caciques da política norte-rio-grandense, e teve na Senadora Fátima Bezerra, no ex-Presidente Lula, e nas militâncias aguerridas do PT e do PC do B os elementos fundantes e predominantes para sua vitória.
Se reconhecemos a tática, recordamos ainda que a aliança PT – PSD foi galgada também em uma base programática, que trazia em seu escopo a defesa da democracia, o alinhamento às políticas sociais do Governo Federal, aos princípios da cidadania e do controle social. Foi com este programa e em apoio à reeleição da Presidenta Dilma Rousseff que percorremos todo o Rio Grande do Norte em diálogo com a população, fazendo o convencimento político de um projeto democrático – popular para o estado e para o país.
Afora a eleição do Governador Robinson Faria e da Senadora Fátima Bezerra, a coligação Liderados pelo Povo, notadamente com os votos do PT e do PCdoB, garantiu o quociente para que PSD e PP pudessem eleger um Deputado Federal cada, garantindo as cadeiras de Fábio Faria e Beto Rosado na Câmara dos Deputados.
Feito esse resgate, nenhum outro sentimento poderia ser esperado que não os de revolta e indignação por parte da militância e da direção do Partido dos Trabalhadores quando, de forma traiçoeira e oportunista, os referidos Deputados aderem ao que representou o maior atentado à democracia vivenciado pelo país desde sua redemocratização, qual seja o golpe do impeachment protagonizado pela Câmara dos Deputados no último domingo. Ação esta que contou com a conivência silenciosa e covarde do governador Robinson Faria.
Dessa forma, a Coordenação Estadual da Tendência Petista Avante S21 no Rio Grande do Norte vem a público registrar seu protesto e repúdio a conduta do PSD e do PP potiguar, em particular a ação golpista daqueles que, diretamente beneficiados pela parceria com o Partido dos Trabalhadores, renderam-se a traição, ao golpe e ao oportunismo com os quais jamais iremos coadunar.
Conclamamos ao povo do Rio Grande do Norte a que continuemos ocupando as ruas e praças do nosso estado em defesa da Democracia e contra os retrocessos sociais que estão na agenda daqueles que querem chegar ao poder pela via do golpismo, e que visam criminalizar a esquerda e os movimentos sociais.
Laíssa Costa 
Olavo Ataíde
P/Coordenação Estadual da Tendência Petista Avante S21 RN

Natal, 19 de abril de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário