sábado, 23 de abril de 2016

STF FAZ CAIR MÁSCARAS DE MAIS DOIS GOLPISTAS >> STF determina quebra de sigilos fiscal e bancário de Felipe Maia e José Agripino



    No último domingo (17), ao justificar o voto a favor do golpe, o deputado federal Felipe Maia (DEM) invocou o “respeito às leis” para derrubar a presidenta Dilma Rousseff (PT), que não é alvo de nenhuma investigação no Supremo Tribunal Federal. Hoje (22), ele e o senador José Agripino Maia (DEM), seu pai, tiveram os sigilos fiscal e bancário quebrados por determinação do STF. Os dois são investigados em inquérito que investiga um “complexo esquema de corrupção e lavagem de dinheiro”.
A quebra dos sigilos foi determinada pelo ministro Luís Roberto Barroso, atendendo a pedido da Procuradoria-Geral da República. Agripino, presidente nacional do DEM, é acusado de receber propina de R$ 1 milhão da empreiteira OAS, durante a construção da Arena das Dunas em Natal.
Para a Procuradoria, há indícios de pagamento de propina ao senador, uma vez foram identificadas operações suspeitas de lavagem de dinheiro na época de campanhas eleitorais, em 2010 e 2014.
“Isso, igualmente, indica que os pedidos de doações eleitorais feitos pelo parlamentar à OAS, prontamente atendidos, podem constituir, na verdade, solicitações e repasses de propina, de forma dissimulada”, completa a PGR.
Ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que as investigações revelam um “complexo esquema de recebimento de valores ilícitos para várias pessoas, mediante a utilização de diversas empresas, com a finalidade de ocultar a origem e o destino final dos recursos envolvidos”.
Além de Felipe Maia e José Agripino, a medida abrange empresas ligadas a eles e cerca de 14 pessoas, entre familiares e assessores do senador, como seu motorista e chefe de gabinete, e ainda servidores públicos. Os sigilos serão afastados entre 2010 e 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário