quinta-feira, 29 de junho de 2017

A LITERATURA LOCAL E SEUS PERSONAGENS >> Definido nome da biblioteca e do auditório do IFRN – Campus Avançado Lajes


Definido nome da biblioteca e do auditório do IFRN – Campus Avançado Lajes
Uma das atividades da I Semadec foi o Concurso para a escolha dos nomes oficiais da biblioteca e do auditório do campus, que teve como objetivo definir a identificação oficial de ambos os espaços, a partir da participação de toda a comunidade acadêmica.
O concurso foi aberto para a inscrição de textos que apresentassem sugestões de nomes e defendessem sua importância. Pretendia-se, conforme Lei Federal nº 6.454/77, homenagear personalidades que tenham contribuído, de forma significativa, na Literatura, Cultura e/ou Educação do Estado do RN, em especial no IFRN, e que já tenham falecido.
Os textos foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora e as propostas vencedoras foram as inscritas pelos alunos João Vinícius Soares Rocha e Leandra Hellen Assunção Santos.
A bibliotecária do Campus, Bruna Nascimento, ressalta a importância de envolver a comunidade acadêmica nessas ações para estreitar laços: “É fundamental que a comunidade se sinta como parte essencial da construção da história do nosso Campus e atividades como essa reforçam o sentimento de pertencimento”.
A definição de escolha do nome oficial da biblioteca estava prevista no Plano de Ação 2017.
 Homenageados
A personalidade escolhida para dar nome à biblioteca do Campus foi Antônio Cruz, poeta da terra, que nasceu em 13 de junho de 1919 e faleceu em 18 de agosto de 2016, ano em que foi homenageado no Festival Literário da cidade (FLILAJES). Teve relevante destaque no âmbito cultural, foi poeta e músico, publicou um livro e escreveu vários contos sobre a história e realidade local (ROCHA, 2017).
Para o auditório, o nome escolhido foi o de Osvaldo Lamartine, autor de renomadas obras da literatura potiguar que chegou a fazer parte da Academia Norte Riograndense de Letras. Nasceu em 15 de novembro de 1919, na cidade de Natal, e é considerado um dos maiores estilistas da etnografia brasileira. Em suas obras enaltecia a beleza e cultura do nosso povo e da nossa cultura.
 Premiação
Os autores premiados receberam, no palco da cerimônia de encerramento, troféu, medalha e um box da série “As Crônicas de Gelo de Fogo” de George R. R. Martin, composto de cinco livros: A Guerra dos Tronos; A Fúria dos Reis; A Tormenta de Espadas; O Festim dos Corvos; A Dança dos Dragões. 

Sem comentários:

Enviar um comentário