segunda-feira, 10 de julho de 2017

Como preservar os rios e nascentes



As nascentes devem ser protegidas contra qualquer agente externo que venha a romper seu equilíbrio, diminuindo a quantidade e a qualidade da água.
O Brasil é um país privilegiado em recursos hídricos, sendo responsável por abrigar 12% de toda a reserva de água doce do mundo. Apesar da aparente abundância de água, os brasileiros já começaram a passar por situações que mostram como é importante rever a maneira como os rios têm sido tratados nos últimos anos — é o caos, por exemplo, da atual crise hídrica vivida principalmente pela região sudeste do país.

Como preservar rios e nascentes

A conservação de um rio começa pela preservação de sua nascente. Uma das principais medidas para garantir a preservação da água é o enriquecimento da mata que cerca a nascente, uma vez que a vegetação funciona como uma barreira viva de proteção. Além disso, é fundamental preservar a vegetação já existente.
Alguns dos principais vilões que levam à diminuição do volume e da qualidade da água dos rios são o desmatamento das encostas e o uso inadequado dos solos. Nesse sentido, todas as pessoas podem ajudar a preservar rios e nascentes por meio do correto descarte de lixo. Bitucas de cigarro, por exemplo, podem levar a queimadas, enquanto o acúmulo de materiais nas encostas pode mudar o volume de água dos rios.
É importante, ainda, reduzir a poluição proveniente de fossas, currais, chiqueiros e galinheiros. Além disso, o uso de adubos e agrotóxicos não deve ser feito em áreas de várzea e próximas às nascentes e rios. Para manter a água das nascentes pura, recomenda-se cercá-las a uma distância mínima de 50 metros de raio, evitando a entrada do gado e, consequentemente, a contaminação da água.
Além disso tudo, é preciso consciência. Afinal, a água é um recurso natural insubstituível e que deve ser valorizado e utilizado sem excessos.

Sem comentários:

Enviar um comentário