sexta-feira, 14 de julho de 2017

CONHECENDO O PASSADO PARA ENTENDER O PRESENTE >> História da Resistência Indígena (Benedito Prezia)



A conquista da América foi palco de um grande genocídio, talvez o maior da História da humanidade, quando cerca de 70 milhões de pessoas foram exterminadas. Se começamos a ter consciência dessa destruição ocorrida em nosso con­tinente, ainda pouco se sabe sobre os 500 anos de luta dos povos indígenas no Brasil. 

Os personagens, os locais, as datas dessas lutas são geralmente ignorados pelos brasileiros. Recentemente, começou-se a fazer um resgate deste passado e este livro quer ser uma contribuição para essa retomada histórica. Ele começou a ser gestado em 2005 quando o autor voltou a escrever episódios das lutas indí­genas para o jornal indigenista Porantim, do Cimi, em Brasília. Foram, por­tanto, 12 anos de pesquisa e garimpagem em textos históricos, nem sempre de fácil acesso. 

O livro é uma forma de devolver às comunidades indí­genas parte do seu passado resistente. O livro destina-se também aos militantes das causas sociais, para que recuperem a luta desses povos e que vejam, que apesar de vários tropeços, sempre buscaram defender sua terra e suas culturas. Por isso fica aqui grava­da a frase que ecoou muito forte na época das comemorações dos 500 anos do Brasil:Reduzidos sim, vencidos nunca!” (Benedito Prezia)

Editora Expressão Popular  (e-mail: divulgacao@expressaopopular)

Sem comentários:

Enviar um comentário