quarta-feira, 21 de março de 2018

UMA LEITURA NECESSÁRIA >> Livro dá visibilidade a Comunidades Tradicionais de Territórios no RN



O Perfil das Comunidades Tradicionais e o acesso às Políticas Públicas nos Territórios Rurais e da Cidadania do Rio Grande do Norte é tema do livro lançado no próximo dia 23, na Cooperativa Cultural da UFRN. Organizado pelos professores Geraldo Barboza e João Bosco Araújo, a obra traz textos de dois autores Quilombolas, Andreia Nazareno, militante ativista, e Cândido Firminiano, historiador, que cursaram Gestão de Cooperativa na Universidade Federal do RN.
“O livro integra uma trilogia de pesquisas realizadas no âmbito do projeto NEDET, uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e UFRN, que mapeou o perfil e as políticas públicas existentes nos territórios do Rio Grande do Norte, das comunidades tradicionais, das mulheres e da juventude”, esclarece o professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRN, João Bosco Araújo.
Baseado no trabalho do antropólogo Geraldo Barboza, que há 30 anos pesquisa as comunidades de Ciganos, Terreiros, Pescadores e Quilombolas em diferentes regiões do país (Roraima, Rondônia, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Norte), o trabalho aponta para questões de intolerância no Estado do Rio Grande do Norte.
Para Geraldo, no que pese a existência de políticas públicas para a área, no Brasil não houve um processo educativo, o que gera dificuldade de operacionalizar a estrutura existente e um mundo de invisibilidade para estas populações.
Serviço
Data: 23 de março
Hora: 11h
Local: Cooperativa Cultura, Centro de Convivência da UFRN

Sem comentários:

Enviar um comentário