O Irã é o único país dentre os que estão disputando a Copa do Mundo que bane suas mulheres dos estádios, uma violação direta do estatuto de discriminação de gênero da FIFA e sua nova política de direitos humanos. Mesmo assim, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, não mostrou nenhum sinal de fazer algo a este respeito - na verdade, ele foi recentemente fotografado posando ao lado do presidente do Irã, Rouhani, no dia seguinte à prisão de 35 mulheres por tentarem participar de um jogo de futebol.
O maior estádio do Irã é chamado de Azadi - que significa "liberdade" - e comporta 100 mil pessoas. No entanto, nenhum desses lugares é designado para mulheres iranianas que querem curtir o esporte.
Mulheres são tão fãs de esportes quanto os homens, e nós merecemos torcer por nossos times nos estádios. O fato desse banimento discriminatório existir há 38 anos é aterrorizante e um ataque aos nossos direitos. Mas a boa notícia é que isso não está determinado por lei e, por isso, pode ser facilmente contornado se fizermos pressão suficiente nas pessoas certas.
Por favor, assine minha petição pedindo que a FIFA use seu poder para dar um fim ao banimento de mulheres nos estádios do Irã. Me ajude a alcançar 100 mil assinaturas e representar os 100 mil assentos disponíveis no estádio Azadi.
Assine minha petição exigindo que Infantino use seu poder para que o Irã dê um basta no banimento de mulheres dos estádios. Apoie #NoBan4Women. Obrigada!
|
Sem comentários:
Enviar um comentário