segunda-feira, 11 de junho de 2018

A SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM LAJES




Aconteceu na manhã do dia 05 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), a abertura das atividades alusivas a essa data em nosso município. Com uma atividade intitulada: “O Meio Ambiente somos todos nós!”. Esse evento aconteceu embaixo da Tamarineira Centenária, que é tombada como Patrimônio Ambiental de Lajes.


Nesse momento tivemos a participação das escolas: CEMEI, Monsenhor Vicente, EEFOC, professores, secretários municipais, ambientalistas, agentes culturais e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, juntamente com a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), foi realizada uma “Aula na praça” onde a Professora e ambientalista Gorete Santos e várias outras pessoas presentes fizeram considerações relacionadas a importância dessa data para o futuro do planeta. Além de muito participativo, foi também bastante dinâmico e envolvente com apresentação de músicas relacionadas ao tema, cantadas ao vivo por Leal e pelo Prefeito Marcão. Esse momento terminou com todos os presentes dando uma grande abraço naquela árvore, simbolizando assim o nosso reconhecimento, compromisso e respeito que devemos ter pelo meio ambiente!

Na manhã do dia 07 (5ª feira), o Coordenador Municipal de Meio Ambiente (Professor Canindé Rocha), e demais integrantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, estiveram no CIEJA (Centro de Educação de jovens e Adultos), realizando uma explanação sobre: A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) e sua importância para os municípios. Durante esse momento aconteceu também a Exposição Fotográfica: Lajes em dois tempos, da Professora lajense Flaudenízia Silva.

Um momento bastante rico de informações, conhecimento e participações. A Professora Socorro Santos, do CIEJA expôs sobre um Projeto Educacional que está sendo desenvolvido naquela escola que é relacionado a importância e implantação da Coleta Seletiva; O ex aluno da Escola Estadual Pedro II, Wallace Félix apresentou o projeto: “Controle e monitoramento de irrigação, utilizando a placa de Arduíno”, que no ano de 2017 foi 1º colocado na FECIPE (Feira de Ciências do Pedro II), 1º colocado também em nível da 8ª DIRED e ganhou ainda o prêmio como Destaque Agrário em Mossoró.

Na oportunidade ainda aconteceu também uma explanação realizada pelo técnico Josimar Tores em que abordou o tema: “A seca no contexto do semiárido brasileiro e de Israel”. Para terminar, fomos conhecer in locu o excelente projeto desenvolvido pela Escola Municipal Dr. Eloy de Souza que reutiliza água do ar-condicionado para irrigar a horta da escola.

E encerrando as atividades alusivas a essa Semana do Meio Ambiente, aconteceu na manhã de ontem, (6ª feira) na Escola Municipal Dr. Eloy de Souza, uma explanação sobre: As experiências e projetos de cunho ambientais desenvolvidos em Lajes, nas escolas: Pedro II, Eloy de Souza e CIEJA”. Também aconteceu mais um momento da Exposição fotográfica: Lajes em dois tempos.

Para finalizar quero, enquanto Coordenador Municipal de Meio Ambiente, agradecer a todos(as) que de alguma forma participaram de nossas atividades, em especial as escolas: CEMEI, Monsenhor Vicente, EEFOC, CIEJA, Eloy de Souza, que estiveram participando de nossas atividades, a Josimar Torres, a Wallace Félix, Socorro Santos e Kleber França, pela parceria nos trabalhos apresentados e a Flaudenízia Silva que nos proporcionou um olhar histórico-cultural de nossa cidade.

Mais imagens dessa semana:




















Sem comentários:

Enviar um comentário