sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

NOSSA SAÚDE >> Farmacêuticos orientam sobre temas importantes no período do Verão


Resultado de imagem para Farmacêuticos orientam sobre temas importantes no período do Verão

No próximo dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico, e o Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) propõealgumas pautas, aproveitando o período de verão. A ideia é que a matéria pudesse ouvir um farmacêutico especialista no tema, de forma a divulgar as várias áreas de atuação deste profissional, por meio da ajuda à população com informações seguras e de qualidade sobre temas relevantes.
Tema 1: Riscos da Automedicação em doenças transmitidas pelo Aedes aegypti
Os casos de Dengue, Zika e Chikungunya aumentam no período do Verão, pois, nesta estação, as temperaturas são favoráveis ao desenvolvimento do Aedes aegypti. Nesse período também há uma maior escassez no abastecimento de água, o que estimula o estoque em recipientes e depósitos, algumas vezes sem tampas. Além disso, as chamadas chuvas de verão podem formar criadouros em plantas, vasos e objetos que podem acumular água.
Muitas pessoas ao perceberem sintomas como febre, dores, manchas etc fazem uso de medicação por conta própria, não considerando os riscos dessa prática. O perigo aumenta potencialmente quando o paciente, já diagnosticado com dengue, zika ou chikungunya, decide se automedicar. 
  • O farmacêutico poderá alertar sobre estes riscos e orientar sobre o uso de medicamentos nestes casos.
Tema 2: Fotoproteção: como escolher o protetor solar mais adequado?
Natal está entre as cidades com maior incidência de raios ultravioletas, causadores do câncer de pele. A melhor forma de se prevenir é o uso do protetor solar, aliado ao uso de chapéus, roupas protetoras, óculos e a não exposição direta ao sol sempre que possível.
Muitos têm dúvidas sobre como utilizar o protetor solar, sua quantidade, o tipo, o Fator de Proteção e o tempo de permanência na pele.
  • Para ajudar a entender todas essas questões, o Farmacêutico irá explicar cada um desses pontos.
Tema 3: Riscos do Uso de Medicamentos associado à Bebidas Alcoólicas
Verão é sinônimo de férias e descanso para muita gente. Neste período, alguns aproveitam para se reunir com familiares e amigos e fazem uso de bebida alcóolica nas comemorações. O problema é quando não se atenta para as possíveis interações do álcool com os medicamentos.
  • O Farmacêutico falará sobre os riscos dessa prática, a diminuição ou potencialização dos efeitos dos medicamentos e as reações adversas ao se ingerir bebida alcóolica associada ao medicamento.
Tema 4: Uso de medicamentos por Atletas e amadores praticantes de esportes
O Verão é período em que os esportes estão em alta!
Sejam nos esportes aquáticos como Surf e suas variações, Natação e Canoagem, ou nos esportes tradicionais como futebol Vôlei e artes marciais é preciso que os atletas, treinadores e amadores, que praticam esportes com regularidade, estejam atentos as interações, reações adversas e outros efeitos colaterais que o uso de medicamentos pode gerar no desempenho e saúde do atleta.
  • Para tratar desse tema, o Farmacêutico irá explicar quais os cuidados que a serem tomados para evitar surpresas desagradáveis decorrentes de efeito colateral de medicamentos e quais os riscos específicos da automedicação nos atletas.
Fonte: ASCOM CRF-RN

Sem comentários:

Enviar um comentário