terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Notícias do dia.

Jornada Nacional de Educação

O Secretário Municipal de Educação de Afonso Bezerra, Mistênio Bertuleza, está de parabéns pela organização da JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, evento que contará com a presença de conferencistas como: Celso Antunes (SP); Pedro Demo (DF); Wilson Azevedo (RJ); Dirceu Moreira (SP); Erik Penna (SP); Dr. José Pacheco (Portugal); Hamilton Werneck (RJ), entre outros.

Tema: “Desafios da formação docente na atualidade”
Data: 17 A 19 dezembro 2010.

Portadores de deficiência se sentem desrespeitados

Pessoas com deficiência não têm seus direitos respeitados no País: é a opinião de 77% dos 1.165 portadores de deficiência entrevistados na pesquisa sobre a condição de vida dos deficientes no Brasil, feita pelo DataSenado, entre 28 de outubro e 17 de novembro. O estudo foi elaborado a partir do cadastro do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), com 10.273 registrados.           

A pesquisa mostra que prédios públicos estão mais adaptados (18% responderam que a maioria tem acesso) do que os comerciais (12% de respostas favoráveis). Mas as ruas e calçadas são o grande entrave para a locomoção - 87% disseram que poucas ruas ou nenhuma via está adaptada na sua cidade. Quatro em cada dez entrevistados deixaram de ir a algum lugar porque a estrutura física não estava adaptada. A falta de adaptação também compromete o lazer - 64% dos deficientes físicos e 51% dos cegos gostariam de praticar esportes, mas não podem por falta de acesso; 25% dos surdos gostariam de ir ao teatro.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte 
  

Equipe da Campanha da Fraternidade 2011 participará de treinamento
por Equipe Na Boca do Mundo
 
A coordenação da Campanha da Fraternidade 2011 realizará treinamento de multiplicadores, nesta quinta-feira (16), das 8 às 13 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, da Antiga Catedral, na Cidade Alta. O treinamento será assessorado por Roberto Mazvezzi, integrante da equipe da Terra, Água e Meio Ambiente do Conselho Episcopal Latino Americano, CELAM. O treinamento se destina aos Padres, Diáconos, e aos articuladores dos zonais e das paróquias.  

Em 2011, a Campanha da Fraternidade terá como tema: “Fraternidade e a vida no Planeta” e, como lema: “A criação geme em dores de parto”. Na arquidiocese, a equipe da campanha é coordenada pelo padre Dalmário Barbalho, auxiliado por uma equipe, da qual faz parte a secretaria executiva da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Neste ano, o lançamento da Campanha, em nível de Regional Nordeste 2, será feito em Natal, nos dias 11 e 12 de março de 2011, no Santuário dos Mártires, bairro de Nazaré, Natal.

Fonte: Arquidiocese de Natal 



Expansão da TV Assembléia


Foi inaugurada nesta segunda-feira(13) as 10 horas pelo deputado Robinson Faria a solenidade de inauguração do canal aberto da TV Assembléia para os municípios da Grande Natal.
Solenidade  aconteceu no Salão de Eventos da Assembléia Legislativa.
A programação será veiculada pelo canal 50 UHF, em parceria com a Câmara dos Deputados.
“Foram sete anos de luta pelo canal aberto por acreditar que a TV Assembleia presta um importante serviço para a democratização da informação e acesso ao trabalho parlamentar. Não poderia terminar a minha gestão à frente do Poder Legislativo sem essa conquista”, declara Robinson Faria.
A TV Assembleia ficará acessível para mais de um milhão de telespectadores a partir da inauguração do canal aberto. A parceria prevê o compartilhamento do canal, que exibirá a programação da TV Assembleia em canal aberto para Natal e Região Metropolitana de segunda à sexta-feira, entre 7h e 20h; aos sábados, das 7h às 14h e das 17h30 às 24h; aos domingos de 0h às 12h30 e das 19h às 24h.
A TV Assembleia já chega em sinal aberto no município de Lagoa Nova – canal 2, e está em fase de regulamentação nas cidades de Pau dos Ferros, Caicó, Nova Cruz e Santa Cruz.
Fonte: Assessoria

 

Ministério vai enviar 1,3 milhão de cartas para quem não sacou o abono salarial

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai enviar 1,3 milhões de cartas a trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial de R$ 510, correspondente a um salário mínimo. Têm direito ao beneficio os trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais e tenham trabalhado por pelo menos 30 dias em 2009 com Carteira de Trabalho assinada por empresa contribuinte do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).


De acordo com o ministério, o envio de correspondências faz parte de um programa de comunicação iniciado em 2007 para que os trabalhadores não deixem de receber o benefício. "O Ministério do Trabalho e Emprego considera que direito é direito e dele você não pode abrir mão. E é nosso dever informar que esse direito é todo seu. Você tem até o dia 30 de junho de 2011 para receber o seu dinheiro, mas não precisa esperar: Você pode receber agora!", informa a carta ao trabalhador.

As correspondências encaminhadas aos empregadores solicitam que eles avisem os trabalhadores sobre o direito de receber o abono salarial. "Solicitamos-lhe avisá-los que o prazo para receber o dinheiro é até 30 de junho de 2011, mas não precisam esperar: Podem receber agora!”, diz a carta.

Para receber o benefício o trabalhador deve ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, se for inscrito no PIS, ou do Banco do Brasil, se for inscrito no Pasep, e levar os seguintes documentos: carteira de identidade e carteira de trabalho. Caso o trabalhador tenha o Cartão do Cidadão, com senha cadastrada, pode sacar seu dinheiro em qualquer lotérica, Caixa Aqui ou terminal de atendimento da Caixa.

Da Agência Brasil


Sem comentários:

Enviar um comentário