quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Notícias do dia.

Fátima Bezerra diz que PT  terá maior protagonismo no Governo de Dilma que no de Lula

Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) destacou que o protagonismo político do Partido dos Trabalhadores no governo da futura presidenta Dilma Rousseff será muito maior que no governo do presidente Lula.

Segundo a parlamentar, isso se justifica porque o PT além de não diminuir sua participação na composição do governo Dilma, estará à frente de ministérios estratégicos, como o das Comunicações Sociais, Planejamento, Fazenda e Casa Civil.

Fátima disse que tem consciência que este será um governo de coalizão, mas que o fato do PT assumir esse papel é natural pois é o partido da presidenta eleita e será o principal partido da aliança, hegemonizando o governo.

Fonte: Portal da Deputada Fátima Bezerra


Parabéns !

Com pelo menos 15 desenhos em sua mesa de trabalho, um samba lançado na internet e a edição do próximo número de sua revista “Nosso Caminho” a ser divulgada, o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer completará nesta quarta-feira 103 anos de vida em plena atividade. Autor dos palácios e outros edifícios de Brasília e de numerosas obras pelo mundo todo, o arquiteto nasceu no dia 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro.
Nem a idade nem os problemas que o levaram ao hospital por várias vezes nos últimos anos impedem que Niemeyer trabalhe normalmente. O gênio das curvas em concreto e considerado um dos pais da arquitetura moderna permanece ativo após mais de um século de vida e comparece diariamente ao escritório com vista privilegiada para a praia de Copacabana, buscando sempre desafios para a criatividade.
O último projeto foi a composição de um samba, cuja versão digital será lançada também nesta quarta-feira no site de uma gravadora e na qual fez parceria com o enfermeiro Caio Almeida e com o músico Edu Krieger. A letra de “Tranquilo com a vida”, uma música sobre a simplicidade do carioca que vive na favela sem perder a esperança do fim das injustiças sociais, reflete o humanismo de um ativista que se manteve fiel ao comunismo inclusive depois da queda do Muro de Berlim e do desaparecimento da União Soviética. O arquiteto compôs a letra no ano passado quando estava hospitalizado após uma cirurgia de intestino enquanto a melodia ficou por conta de Almeida, que era seu enfermeiro na ocasião.
Do blog do Padua Campos

 

PT municipal anuncia expulsão do prefeito de Antônio Martins

Edmilson Fernandes de Amorim será desfiliado, bem como cinco vereadores da região. Motivo alegado foi o apoio ao DEM e PSDB nas eleições deste ano.

Por Artur Dantas
   

Fernando Lucena não descarta expulsão de outros membros do partido.
A executiva municipal do PT anunciou a expulsão do prefeito de Antônio Martins, Edmilson Fernandes de Amorim, e de mais cinco vereadores da região. O motivo foi o apoio a então candidata ao governo do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), ao candidato José Serra (PSDB) e ao senador José Agripino (DEM).

De acordo com o presidente do PT municipal, Fernando Lucena, a comissão de ética do partido analisou a denúncia e confirmou o apoio a outros partidos, fato não permitido pela resolução do diretório nacional.

“É o caso de expulsão sumária. Está na hora do partido tomar uma posição a essas pessoas que não são petistas. Eles já sabiam que não podiam descumprir o estatuto e trair o partido ao confirmarem aliança com outras legendas. Existem outros prefeitos que a comissão de ética está investigando, mas até o momento não podemos afirmar’”, declarou.

Lucena citou que nesta terça-feira (14), os nomes dos vereadores serão informados, e não descartou que mais nomes sejam desligados do partido por infidelidade partidária.
Fonte: Portal Nominuto


Livro sobre Coronel Cascudo, pai de Luís da Câmara Cascudo, será lançado nesta quarta-feira

Em comemoração ao aniversário do folclorista Luís da Câmara Cascudo, o livro “Coronel Cascudo: o herói oculto”, de Anna Maria Cascudo Barreto, será lançado nesta quarta-feira, (15), às 19h. O livro biográfico e histórico sobre o pai de Câmara Cascudo é um projeto da UFRN e do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, que fica localizado na Av. Câmara Cascudo, Cidade Alta, onde haverá o lançamento.

A publicação visa ao resgate histórico e biográfico do militar, comerciante, cidadão de Campo Grande e presença marcante nas grandes datas potiguares, Coronel Cascudo. “E cuja vida é praticamente a vida histórica do Estado do Rio Grande do Norte”, disse a autora.

O Coronel Cascudo nasceu em 1863 e viveu até o ano de 1935. “Ele foi o agente impulsionador da erudição do escritor, cientista, professor e pesquisador Luís da Câmara Cascudo. Sem o Coronel Cascudo, talvez a obra de Luís não tivesse acontecido”, enfatizou Anna Maria Cascudo Barreto.

Fonte: UFRN



SBT queria reduzir salário de Hebe para 250 mil
A informação está no portal UOL. 

Segundo diz, a crise entre o SBT e Hebe eclodiu na renovação do contrato de 2008 para 2009.
Hebe ganhava 1 milhão por mês e, na renovação, diante de uma alegada crise, foi surpreendida pela proposta de sofrer um corte de 50% no salário. Aceitou. Passou a ganhar 500 mil por mês.
Quando foi agora, para renovar o contrato, lhe propuseram novo corte de 50%. Aí ele esperneou e não aceitou os 250 mil oferecidos. Bem menos, aliás, do que o SBT paga a Eliana - 360 mil.
Agora, Hebe está praticamente fechada com a Rede TV para apresentar um programa nas segundas-feiras.


Epidemia de obesidade

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou hoje (14) que vai entregar à presidenta eleita, Dilma Rousseff, um plano de enfrentamento do que chamou de epidemia de obesidade no Brasil. A declaração foi feita durante o lançamento da pesquisa Saúde Brasil 2009. Temporão não informou a data da entrega, apenas ressaltou que o problema precisa ser enfrentado com seriedade e que o documento deve chegar às mãos de Dilma nos próximos dias.
O ministro destacou que o país enfrenta uma transição de padrão alimentar, com alto consumo de alimentos ricos em gordura e sedentarismo, o que leva ao aumento da obesidade e do sobrepeso. “Estamos sentados em cima de uma bomba-relógio que vai se mostrar em 20 anos”, disse.
O diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde, Otaliba Libânio, informou que a pasta encomendou um plano focado em ações de prevenção e de promoção da atividade física e da alimentação saudável. “É um plano bastante abrangente, com um conjunto de ações para conseguir impacto e redução. A responsabilidade das ações não vai se restringir ao Ministério da Saúde”, disse. A intervenção, segundo ele, será “de governo”, envolvendo diversas pastas como a do Esporte e a da Educação.

Fonte: Agência Brasil


População Envelhecendo

Deu no  Portal Terra
 A população com mais de 60 anos deverá ultrapassar a marca de 64 milhões de pessoas em 2050 no País, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste ano, este estrato populacional deverá chegar próximo de 30% da população do País. Os números fazem parte do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, divulgado nesta terça-feira pelo instituto.

O estudo traz a composição populacional do País desde 1940 e faz uma projeção até 2050. Neste quadro, o contingente de habitantes com mais de 60 anos apresenta crescimento constante.

Segundo o censo demográfico de 1940, 1,7 milhões de brasileiros faziam parte da hoje chamada terceira idade, o que representava, à época, 4,1% da população. Em 2000, esta faixa etária já chegava a 8,1%, ou 13,9 milhões de pessoas, número que deve quase quintuplicar até 2050, segundo a projeção apresentada no atlas.


Por outro lado, a população com menos de 15 anos, que representava 42,6% no censo do IBGE de 1940 (17,5 milhões de pessoas) deve chegar a 2050 com um contingente de 13,1%, ou 28,3 milhões. Esta faixa etária apresenta queda ininterrupta desde 1960. De acordo com o Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, “até o final dos anos 1970, a estrutura etária da população brasileira era predominantemente jovem, resultado de um padrão histórico em que os níveis de fecundidade permaneciam elevados. Entretanto, a partir de 1980, em decorrência do declínio dos níveis de reprodução, começa a adquirir visibilidade um estreitamento da base da pirâmide.”

A população de 15 a 59 anos, faixa considerada “em idade de trabalhar”, deve apresentar crescimento até 2030, quando deve chegar a 139,2 milhões de pessoas (64,3% do total), segundo a estimativa do IBGE. A partir daí, deve começar a cair. Entretanto, a maior proporção desta faixa de idade deve ser atingida em 2020, com 66,3% do total de residentes no Brasil. Em 2050, este grupo de idade deve chegar a 122,9 milhões, o equivalente a 57,1% do total.


Sem comentários:

Enviar um comentário