sábado, 19 de março de 2011

Dois alunos da UFRN entre os ganhadores do Prêmio Petrobras de Tecnologia


Ana Paula Pereira Fulco e Marcelo Furtado Lima foram os dois alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a ganhar o 5° Prêmio Petrobrás de Tecnologia Engenheiro Antônio Seabra Moggi, dentre os 21 ganhadores da edição.
346 trabalhos foram inscritos nos nove temas tecnológicos para a premiação, que visa reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras e da indústria nacional de energia. Participaram alunos da graduação, mestrado ou doutorado.
“Desenvolvimento de compósitos poliméricos com adição de marcadores magnéticos para aplicações em dutos para transporte de petróleo e seus derivados” foi o tema do trabalho de Ana Paula Fulco, e “Sistema integrado para auxílio à análise de incidentes” o de Marcelo Lima. Ambos na categoria graduação.
Os vencedores do Prêmio Petrobras de Tecnologia receberão R$ 20 mil reais na categoria doutorado, 15 mil na categoria mestrado e 10 mil na graduação.
Além disso, ganham uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) para elaboração de tese de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em instituições de ensino superior nacionais, de acordo com sua formação acadêmica.
Fonte: AGECOM


UFRN abre o Ano Internacional da Química

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte inicia programação para o Ano Internacional da Química, neste mês de março, dia 21 (segunda-feira próxima), às 15h, no Anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e da Terra.
O evento começa com palestra, lançamento do edital do concurso de vídeos de curta metragem de química, apresentação dos painéis de química para a escola pública, e instalação do projeto “Práticas motivadoras para a Aprendizagem de Química nas Escolas Públicas de Natal/RN”.
Até o dia 31 de março estarão abertas as inscrições, no Departamento de Química, para a I Mostra da Iniciação Científica de alunos do Departamento de Química no ano de 2009.
2011 foi eleito como o Ano Internacional da Química, com o objetivo de aproximar a sociedade da química, mostrar como lidar com ela e tirar benefícios, contribuições para o conhecimento, para a produção ambiental e o desenvolvimento econômico.
A programação segue durante o ano e pode ser acompanhada pelos sites www.quimica.ufrn.br, www.abq.org.br, www.crqxv.org.br, à medida que for sendo atualizada. Mais informações pelo telefone 3215-3828. 
Fonte: Jornal do RN

Sem comentários:

Enviar um comentário