sábado, 7 de julho de 2012

Artigo: Dinâmica dos partidos políticos na microrregião de Angicos - algumas considerações

O resultado eleitoral da eleição de 2008 nos municípios da microrregião de Angicos confirma a tendencia já verificada, ao longo dos anos, pelo Brasil afora que é a vitória do partido do governo estadual. Muito embora, sua população seja pequena, apenas, 1,6% da população estadual (dados do Censo de 2010), o resultado final das eleições no território central fez valer a máxima de que “partido forte é o partido do governo estadual de plantão”.

Em 2008, as eleições municipais  na microrregião de Angicos demonstraram que o PSB, partido comandado pela ex-governadora Wilma de Faria, venceu em tres municípios: Afonso Bezerra, Fernando Pedroza e Pedro Avelino. Esses tres municípios concentram 40,7% da população da região. Com dois prefeitos eleitos, o PMDB governou para 11,5% dos habitantes. Já o DEM governou para 22,5% (Angicos), PTB para 5,1%, e PP para 20,2% da população regional.

Fonte: TRE; Elaboração própria

Em 2010, a expectativa fica por conta do DEM, partido da governadora, que pode quebrar a tendencia observada entre 1996 e 2008.  Apesar do partido ter ganho o governo estadual, a realidade é que a sigla tem sido esvaziada e tem encontrado dificuldades em algumas cidades para disputas municipais, sobretudo por falta de novos quadros.  

Na verdade, toda a crise vivida no cenário nacional pelo partido dos Democratas por conta do caso do mensalão do DF, do caso Cachoeira/Demostenes, e ainda, seu programa extremamente conservador -  contrário aos programas de transferencias de renda aos mais pobres, quotas nas universidades, crédito popular, Proune, ganho real do salário mínimo, entre outros programas –  fez com que o partido deixasse de ser popular e encolhesse na região Nordeste. Região onde ele era mais forte por conta das desigualdades, pobreza e falta de oportunidades para a população e que combinadas com a relação de clientela fazia do partido um campeão de votos e de vitórias eleitorais.

Em 1996 o DEM foi vencedor em 05 prefeituras da microrregião, o que correspondia governar para 78,5% da população; e cai para 01 município (contigente populacional correspondente a 22,5% do território central), em 2008.  Por sua vez, o PMDB elegeu 03, em 1996, aumenta para 05, em 2000, cai para 04, em 2004, e diminiu para 02, em 2008. O PSB, vence em 2 municípios, em 2004, e aumenta para 03, em 2008. Ressalta-se que nas eleições de 1996-2000, o PMDB saiu vitorioso na disputa pelo governo estadual. Já em 2004 e 2008 foi o PSB que venceu as eleições para governo do Estado do Rio Grande do Norte.

 

As estimativas para 2012 é que o partido está longe de repetir o sucesso obtido na década de 1990 na microrregião de Angicos. Só para se ter uma idéia, em Lajes, o DEM tentou fazer aliança com todos os partidos (situação e oposição) e não encontrou espaço. Essa situação deverá fazer o partido desaparecer eleitoralmente no município.

Fonte: Blog Um dedin de prosa


Sem comentários:

Enviar um comentário