segunda-feira, 3 de setembro de 2012

#RevoltadoBusão: Estudantes param a cidade pela segunda vez na semana‏

Concentração na Praça Sete de Setembro
Do Blog do Daniel Dantas
 
A juventude potiguar e natalense, que de tantas lutas do passado nos honra com histórias heróicas em favor do povo e da democracia – levante de 35, luta de gente como Silton Pinheiro ou Emanuel Bezerra -, retomou seu brilho na luta na tarde de hoje em Natal.  O mesmo brilho que movimentou a cidade no ano passado, culminando com a Ocupação da Câmara Municipal até que a casa legislativa instaurou uma CEI que investigou os contratos da prefeitura.

Antes de mais nada disponibilizo a seguir dois vídeos da transmissão do movimento de hoje pela twitcam.  Eram na verdade três vídeos, mas uma das partes foi perdida na transmissão – o vídeo travou e caiu sem que eu salvasse.  Transmiti até que a bateria no notebook descarregou. (evidentemente que meu rosto aparece algumas horas quando tento colocar a transmissão no ar).

O início dos protestos Os protestos em Natal começaram devido ao anúncio de surpresa, por parte da prefeitura, do aumento das passagens de ônibus urbanos para R$ 2,40.  O anúncio foi feito na tarde da segunda e vigorou a partir do dia seguinte.
 

A primeira manifestação, na quarta-feira, mobilizou cerca de 2 mil pessoas.  E foi duramente reprimida pela PM.
 

O clima foi incendiado com as seguidas entrevistas concedidas pelo comandante geral da Polícia Militar, Cel. Araújo.  Araújo afirmou à imprensa que todo contingente da PM estaria de prontidão no protesto de hoje para “garantir a ordem pública”.  Acusou os estudantes de serem vândalos e disse, imagine, que a polícia havia atirado uma única bomba de gás lacrimogênio no protesto de guarda.  Disse também que os estudantes haviam derrubado uma fiação de alta tensão no chão, na calçada de um supermercado.
 
A PM se preparava para agir no estacionamento de uma Igreja do Nazareno que fica a alguns metros da esquina.  Eu filmei um pouco a presença dos policiais. Clique aqui para assistir.

Os infiltrados
Os manifestantes estavam alertas para perceber os agentes da P2 que sabíamos que seguiam com a marcha.  Eu fotografei um deles.

                                                      Nosso amigo PM infiltrado

A expulsão da InterTV Cabugi
 
“O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo!”.  Em todas manifestações populares nas quais participei, os movimentos sociais se voltam contra veículos da imprensa tradicional. Dessa vez, não foi diferente.
 
Mas o clima contra a InterTV Cabugi, afiliada da TV Globo no RN, azedou muito devido à forma como os protestos de quarta-feira foram cobertos.  Principalmente pela entrevista que foi realizada com o Cel. Araújo.  Não apenas porque não ouviu o lado dos estudantes, mas principalmente porque suas repórteres se preocuparam em preservar o lado da PM e criminalizar os manifestantes.
 
Entre outras coisas, foi a InterTV que “informou” que a PM havia atirado apenas uma bomba de gás lacrimogênio.  E também contribuiu na acusação de vandalismo contra os estudantes.
 
A InterTV repetiu o comportamento da TV Ponta Negra ano passado, durante a ocupação da Câmara, na tentativa de criminalizar o movimento.  E assim como a Ponta Negra, a InterTV foi rechaçada pela multidão.  Assista o vídeo aqui.
 
É claro que, mesmo compreendendo o porquê das ações, eu discordo da expulsão de colegas jornalistas dos locais de nossas mobilizações populares.  Até porque isso alimenta um contra-discurso adversário de nossas lutas.  Mas a ação está, lamentavelmente, justificada.
 
Aliás, como disse a alguns jornalistas pelo twitter hoje, espero que todos os meus colegas saibam como o enquadramento de uma notícia na edição – especialmente das imagens – é capaz de modificar o sentido e os desdobramentos de alguns fatos.  Se não souberem disso, precisam voltar aos bancos escolares.

Sem comentários:

Enviar um comentário