quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Lajes recebe a Caravana Ecológica do IDEMA



Serão três dias de extensa programação na cidade de Lajes com a realização da Caravana Ecológica que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro na Praça Manoel Januário Cabral

O evento que é realizado pelo IDEMA, tem a parceria da Prefeitura Municipal de Lajes através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente sob a coordenação da equipe de coordenadoria de Meio Ambiente do município.

Segundo a coordenadora de Meio Ambiente do Município, “O objetivo da Caravana é de possibilitar à população dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte o acesso às informações relacionadas com o meio ambiente e contribuir para mudanças de hábitos que levam à degradação ambiental".

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DA CARAVANA  ECOLÓGICA EM LAJES:

Tenda 1: ATIVIDADES REALIZADAS:
@ Práticas simples de laboratório com demonstrações e experiências caracterizando os aspectos físicos, químicos e biológicos e enfatizando o cuidado com o meio ambiente.
@ Observação no microscópio da fisiologia do inseto, da planta, etc.
@ Exposição de animais vivos, etc.

Tenda 2: ESPAÇO CULTURAL – TEATRO E ATIVIDADES CULTURAIS DO MUNICÍPIO.
@ Teatro apresentado pelo IDEMA com temas ambientais que tem como objetivo incentivar e estimular a cultura popular do município.
@ Espaço disponível para apresentações artísticas, trabalho artesanais e outros trabalhos desenvolvidos pelo município.

Tenda 3: ESPAÇO DA CRIANÇA
@ Espaço onde serão desenvolvidas atividades lúdicas como: desenhos, pinturas, contação de historias, cânticos, declamações e gincanas com temáticas ambientais, jogos interativos, brinquedoteca, etc.

Tenda 4: ESPAÇO DAS OFICINAS:
@ Oficinas que desenvolvem atividades e confecções de objetos com materiais recicláveis e reutilizáveis produzidos pelo homem.
@ Levar para a tenda das oficinas: Garrafas Pets de 2lts, 1lt e 600ml (coca-cola) com tampas; E garrafas de fanta, pepsi-cola, caixas: de leite, suco, podendo também outras caixas pequenas. (Todo o material deverá ser lavado e higienizado).
@ Para a confecção do SABÃO ECOLÓGICO material necessário: óleo de frituras coado, depósitos de margarinas vazias.
@ Oficinas de Caixas: Material necessário quando possível: caixas de leite e outras caixas médias e grande porte, tecido de algodão. (Todo o material deverá ser levado a tenda quando necessário lavado).
@ Oficinas de caixas decoradas para presentes, lembranças de casamento, lancheiras de aniversário e outros. Material necessário: caixas de leite, achocolatado, caixa de sapato, suco, papel seda, tinta e outras caixas médias. (Todo o material deverá ser lavado e higienizado).

Tenda 5: EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS E PROJETOS DE MEIO AMBIENTE REALIZADOS PELO IDEMA E AS PREFEITURAS MUNICIPAIS.
@ A Questão Ambiental: Uma urgência social; Alguns fundamentos de Educação Ambiental Crítica; Educação Ambiental e Cidadania; Ensinar e Aprender em Educação Ambiental – Algumas orientações didáticas para a Educação Ambiental na Escola; A prática pedagógica para a Educação Ambiental e como fazer um Projeto em Educação Ambiental.
@ O curso de capacitação em Educação Ambiental é direcionado a educadores, líderes de comunidades, ONGs, entidades e para pessoas que queiram desenvolver projetos ambientais, entre outros.

O Projeto Caravana Ecológica também conta com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do RN.

Sem comentários:

Enviar um comentário