quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Parque Estadual Dunas do Natal completa 35 anos nesta quinta-feira


 
O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” completa 35 anos nesta quinta-feira (22). Criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22/11/1977 como a primeira unidade de conservação do Rio Grande do Norte, o Parque das Dunas possui uma área de mil 1.172 hectares, sendo considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil. Reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque exerce grande importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar. Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção. 

 

A cobertura vegetal do Parque das Dunas é representada, em sua maior parte, pela mata de duna litorânea, caracterizada por espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas, registrando ainda a ocorrência de praias e sopés de dunas, e formação vegetal tabuleiro litorâneo. Nela predominam espécies peculiares da mata atlântica, além de algumas espécies de caatinga e tabuleiro, com destaque para a amescla-de-cheiro, antúrio selvagem e Pau-brasil, as quais conferem ao ambiente grande diversidade e exuberância. A flora do Parque reúne mais de 270 espécies arbóreas distintas e 78 famílias, representada por mais de 350 espécies nativas. A fauna nativa do Parque das Dunas é típica do ecossistema costeiro terrestre formado pela mata atlântica. O reduzido número da população animal desta unidade de conservação deve-se, principalmente, à proximidade com a área urbana. 
De acordo com levantamento preliminar, a fauna do parque está representada por cerca de 180 espécies, dentre mamíferos, répteis, aves, e invertebrados, como borboletas, aranhas e escorpiões. Bosque dos Namorados O setor de uso público e porta de entrada para o parque das dunas é o “Bosque dos Namorados”, ocupando uma área aproximada de sete hectares, com mais de mil e trezentas árvores nativas da mata atlântica. É neste espaço que ficam localizadas a sede administrativa do Parque, o centro de visitantes, biblioteca, centro de pesquisas, viveiro, unidade de mostra de vegetação, anfiteatro pau-brasil, folha das artes (atualmente interditada para manutenção), lago artificial, posto de comando ambiental, parque infantil e anel viário para atividades físicas e caminhadas. No centro de pesquisa, estudantes, professores e visitantes dispõem de laboratórios de zoologia e botânica, auxiliando no desenvolvimento de trabalhos e pesquisas científicas. No viveiro, são cultivadas as mudas de espécies vegetais nativas do Parque das Dunas, utilizadas na recuperação e reflorestamento de áreas de mata atlântica. 
Do Bosque dos Namorados partem as trilhas interpretativas, ao longo das quais os visitantes conhecem aspectos e elementos do ecossistema dunar. Ao todo, são 6,5 km de caminhada, distribuídos entre as trilhas Ubaia Doce, Peroba e Perobinha. O Parque das Dunas é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, e recebe uma média anual de 150.000 visitantes, mantendo ainda um cadastro com cerca de 10.000 coopistas que utilizam o espaço para a prática de atividades físicas. Atualmente, o Parque das Dunas configura-se como a principal área de lazer do natalense. Durante o ano inteiro, a unidade oferece diversas atividades educativas, recreativas, físicas e culturais, com apresentações musicais e teatrais, palestras, exposições e oficinas que garantem a diversão e o lazer dos seus visitantes. O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” é aberto à visitação de terça a domingo, das 8 às 18 horas. Às segundas-feiras, a unidade é fechada para serviços de manutenção. 


Fonte: Jornal de Fato

Sem comentários:

Enviar um comentário