segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Internet vira campo aberto para troca, compartilhamento e debates sobre literatura

O advento da internet permitiu, em especial na última década, a popularização e democratização dos meios de conhecimento, cultura e lazer. Diante desta nova configuração social, o compartilhamento de livros ganha destaque em Mossoró e região a partir da divulgação de obras que vão do clássico ao popular utilizando dos mecanismos das redes sociais.
 
Na principal rede social do Brasil, o compartilhamento de livros já é prática recorrente, abarcando grupos com quase 100 mil usuários, interessados na divulgação e aquisição de novos títulos. Em Mossoró, se destaca o grupo "Livros digitais", com quase 2.500 membros que compartilham diariamente centenas de obras.
 
O professor TássioRicelly, criador do grupo "Livros digitais", comenta que a iniciativa de montar a página surgiu de seus estudos na Faculdade de Filosofia, e das discussões acerca da disseminação de conteúdo e da importância das mídias na potencialização do acesso à cultura. Para ele, a internet é um campo aberto, que pode ser explorado de maneira positiva pela sociedade.
 
"Na página, todos postam conteúdo e debates são criados, o que proporciona um ambiente dialógico, um via de mão dupla, diferente do que se via anteriormente, quando os meios eram preponderantes e os espectadores eram passivos. Pensando no caso da literatura, vejo que a internet potencializou a leitura de uma forma que o livro impresso nunca conseguiria, principalmente pelos altos custos de aquisição de um título no Brasil", analisa o professor.
 
Uma das principais particularidades destes grupos é a grande variedade de obras e assuntos que podem ser encontrados. Em uma rápida pesquisa, podem-se encontrar títulos voltados ao público acadêmico, além de clássicos da literatura como, por exemplo, A divina comédia, de Dante Alighiere, e sucessos de venda mais recentes, como a saga Crepúsculo.
 
De acordo com a advogada Nádia Pereira, especialista em crimes na internet, o compartilhamento de livros, e de qualquer outro conteúdo,pode ser considerado um crime caso não haja a devida autorização e crédito ao autor. Segundo ela, a falta de uma legislação própria para a internet faz com que a legislação comum seja aplicada na situação, acarretando em um crime por violação do direito autoral, previsto na Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

Literatura ganha lugar especial nas redes sociais
Além dos grupos e redes voltadas para compartilhamento de livros e revistas, internautas mossoroenses começam cada vez mais a utilizar a web para discutir, conhecer e vender literatura. Hoje os tradicionais sebos, que atuam no comércio de livros usados e seminovos, começam a migrar para a nova plataforma, permitindo a usuários do Estado inteiro, comprar livros a baixo custo.
 
O grupo Bazar dos Livros de Mossoró, que já possui mais de 5 mil membros, reúne diversos compradores e vendedores de livros que utilizam da amplitude e visibilidade da internet para venderem e trocarem seus produtos. O grupo reúne vendedores profissionais, que optaram pela rede como porta para as vendas e também usuários a fim de vender e compartilhar seus livros usados com pessoas interessadas.
 
O grupo Clube do Livro Mossoró, que possui hoje mais de 500 membros, é outro meio de inscrição da literatura dentro das páginas da internet. A redepermite que os usuários possam discutir sobre livros clássicos e contemporâneos, além de marcar encontros para debater as histórias contadas nos livros e a importância da leitura.

Fonte: Jornal O Mossoroense

Sem comentários:

Enviar um comentário