quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A contagiosa Revolução Cubana X o "barro humano sujo"

 La Revolución Cubana está de aniversario, y los cubanos celebramos las glorias alcanzadas

Nos últimos dias, por ocasião da morte de Nelson Mandela, ideólogos capitalistas e seus cúmplices significa deparaban -nos o espetáculo lamentável de tentar se tornar um asséptica o lutador anticolonial santo , fazendo malabarismos com sua amizade com Cuba, com Fidel e o povo cubano , decisivo na derrota do apartheid.


Tanta raiva contra a Revolução Cubana 55 anos depois! Por calúnia contra Cuba bloqueada e sitiada? Eis os verdadeiros motivos:

· Cuba se juntou a libertação dos povos africanos.


· Médicos cubanos estavam com outras pessoas em tempos de adversidade : Nicarágua , Peru, Chile , Armênia , Indonésia, Paquistão e Haiti sofreu um terremoto devastador.


· De Havana Operação Milagre é solicitado para restaurar a visão de pessoas necessitadas. Desde a sua criação em 2004, o programa beneficiou 34 países da América Latina , Caribe e África.


· Cuba foi o Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastres e Graves Epidemias, que até agora tem servido mais de três milhões de desabrigados e mais de 33 mil 800 cirurgias.


· No país foram formados milhares de profissionais de vários países do Terceiro Mundo . mais de 21 mil alunos de 122 nações estão hoje, como profissionais de saúde.


· O método de alfabetização cubano Yo sí puedo (
Sim, eu posso), foi aplicado em 29 países e em várias línguas da ignorância atraindo milhares de pessoas, até mesmo países inteiros , como a Venezuela e a Bolívia.

E porque, entre muitas outras coisas , Cuba é um " mau exemplo " para aqueles que acreditam que podem mudar o mundo, não por causa da mudança, mas porque é insustentável e desigual distribuição da destruição ambiental que empurra arruinar a espécie humana e sua casa comum , a Terra.

Esse " mau exemplo " faz com que , contra qualquer previsão, a ternura das pessoas que é a solidariedade.


Mas também nas vicissitudes de hoje , com a "resistência fabulosa da família cubana ", como disse o poeta , este pequeno país , gigante no coração da humanidade , está oferecendo a si mesma e aos outros os caminhos abertos , limpando as ervas daninhas que levam a um mundo melhor. Estamos a tratar disso . Portanto investigação abrangente e olhar para os homens e mulheres de boa vontade.


Um deles é o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que uma e outra vez lembra quando se refere à Revolução, as palavras de Carlos Fonseca Amador, fundador da Frente Sandinista : " Os verdadeiros amigos são aqueles que criticam e louvor pela Frente o de volta. "


Galeano foi 2001, quando ele declarou: " Em um mundo onde o servilismo é alta virtude em um mundo onde não se é vendido, alugado , é raro ouvir a voz da dignidade. Cuba está sendo, mais uma vez, face a essa voz. Esta revolução , castigado, bloqueado, caluniado , fez muito menos do que eu queria, mas ele fez muito mais do que eu. E é isso. Ela continua a fazer a loucura perigosa de acreditar que os seres humanos não estão condenados à humilhação ".


55 anos depois, nós estamos aqui , nós acreditamos que é " A Revolução Cubana , o trabalho deste mundo, lama humano é sujo, e por causa disso , não apesar disso , ainda é contagiante. "

Norelys Morales Aguilera  - Jornalista e escritor cubano, promotor de Bloggers e Correspondentes da Revolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário