domingo, 29 de dezembro de 2013

Especial >> Verão no RN: Quer conhecer o litoral potiguar neste verão?


Verão no hemisfério Sul começou no sábado (21). Veja dicas e fotos das belas praias para você visitar no litoral do Rio Grande do Norte.
 
Praia de Jenipabu (Foto: Canindé Soares)
Praia de Jenipabu, no litoral Norte do Rio Grande do Norte é uma das atrações (Foto: Canindé Soares)
Localizado na esquina do continente, o Rio Grande do Norte é conhecido pelas praias e  paisagens de seu litoral. No sábado (21), dia em que começou o Verão no hemisfério Sul, indicamos um catálogo especial para quem deseja conhecer as belezas que o estado tem a oferecer.

Segue uma lista de praias dos litorais Sul e Norte do RN, além de outras atrações que turistas e potiguares não podem deixar de conhecer.
Natal

As primeiras atrações ficam por conta das praias urbanas da capital potiguar. Em Ponta Negra, na zona Sul da cidade, o visual do Morro do Careca - um dos principais cartões postais de Natal - se destaca. Ao longo da praia bares, restaurantes, hotéis e pousadas estão à disposição de quem deseja conhecer o lugar. Pela Via Costeira, avenida que liga as zonas Sul e Leste de Natal, é possível chegar às demais praias urbanas com uma bela vista do Parque das Dunas e da praia durante todo o trajeto. Na outra ponta da via estão as praias dos Artistas, Areia Preta e do Forte.

O caminho ainda segue pela ponte Newton Navarro, que dá acesso à Praia da Redinha, conhecida pelo prato típico da ginga com tapioca.

Praia de Ponta Negra, com destaque para as dunas do Morro do Careca (Foto: Canindé Soares) 
                          Praia de Ponta Negra, com destaque para as dunas do Morro do Careca (Foto: Canindé Soares)

 
Litoral Sul

Pirangi: Pirangi está a quinze minutos de Ponta Negra, tomando a pista dupla da Rota do Sol na direção sul. No caminho, vale uma paradinha para fotos em frente à Base de Foguetes da Barreira do Inferno, onde as visitas podem ser agendadas.

Logo em seguida, na Vila de Pium, fica a Praia de Cotovelo, de onde se pode ter a vista da barreira que dá o nome à base. É um despenhadeiro de falésias vermelhas à beira-mar. Em Pirangi também há passeios de barco até os parrachos.

A principal atração de Pirangi é o maior cajueiro do mundo, uma árvore centenária, de dez mil metros quadrados de copa, ainda em expansão e frutificando. Uma taxa simbólica é cobrada para a visita ao cajueiro, sendo revertida para a proteção e manutenção da árvore.

Praia de Pirangi, com destaque para o maior cajueiro do mundo  (Foto: Canindé Soares) 
Praia de Pirangi, com destaque para o maior cajueiro do mundo (Foto: Canindé Soares)

Pipa: Apontada como um dos dez lugares paradisíacos do Brasil, Pipa tem o acesso pela BR 101 ou beira-mar. Reduto de hippies e surfistas nos anos setenta, se tornou o local preferido por estrangeiros. Muitos fixaram residência e comércios em Pipa.

É uma praia simples e chique ao mesmo tempo, com artesanato da terra e lojas de grifes famosas, mas principalmente um recanto de natureza exuberante com praias preservadas, falésias e reservas de mata atlântica.
A noite tem opções para todos os gostos. Os visitantes podem conhecer bares, pubs, restaurantes, pizzarias e boates.

Praia da Pipa (Foto: Canindé Soares) 
Praia da Pipa é uma das mais conhecidas do Rio Grande do Norte (Foto: Canindé Soares)

Barra do Cunhau: Barra do Cunhau é uma das praias mais completas do litoral sul. Vila de pescadores ainda preservada, a paisagem é formada por antigos e altos coqueirais, mangues, o rio e o mar. Há trechos de mar calmo à beira do rio e outros agitados, com boas ondas para surfe no Pontal. Também há bons hotéis e restaurantes.

O Rio Curimataú, de água salgada, é ótimo para esqui aquático, windsurf, kitesurf, pescar e nadar. Há opção de passeio de barco para um banho na praia do outro lado, além de mergulho em uma das gamboas do manguezal. A praia fica a cerca de 13 quilômetros de Pipa.

Praia de Barra de Cunhau  (Foto: Canindé Soares) 
Coqueirais na praia de Barra de Cunhau, no litoral Sul potiguar (Foto: Canindé Soares)

Baía Formosa: Baía Formosa é uma baía lindíssima, paraíso de surfistas e ecoturistas. Possui uma vila de pescadores, praias virgens, reserva de mata atlântica preservada e uma pequena infraestrutura turística com barracas, bares, pousadas e chalés à beira-mar.

Praia de Sagi (Foto: Canindé Soares) 
Praia de Sagi (Foto: Canindé Soares)


Passeios de buggy levam até a semideserta praia de Sagi, na divisa com a Paraíba. Com um pouco de sorte é possível avistar um peixe-boi-marinho em sua área de preservação. Vale uma visita à reserva da Mata Estrela. É a maior reserva de mata atlântica do estado, com quase dois mil hectares preservados à beira-mar. Ainda tem macacos, saguis, árvores centenárias e muitas espécies em extinção da fauna e flora nordestinas.

O acesso à Baía Formosa é feito pela BR 101, atravessando os canaviais ou de buggy, pelo litoral, partindo de Pipa e cruzando os rios de balsa. Outra opção é o mergulho na Lagoa Araraquara, conhecida por lagoa da Coca-cola, pela sua cor escura.

Litoral Norte

Jenipabu: As dunas de Jenipabu são conhecidas por terem sido palco de novelas como Tieta, O Clone e Flor do Caribe. A paisagem do encontro das dunas brancas, coqueiros, arrecifes e o mar formam um dos cartões postais mais bonitos do estado.

Localizada a 30 quilômetros de Natal, a praia é famosa pelos passeios de buggy nas dunas móveis. Outro passeio procurado é o de dromedário, que também acontece nas dunas. Para quem prefere o mar, uma volta de jangada é uma boa opção.

Há estrutura de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e barracas à beira-mar.

Praia de Jenipabu (Foto: Canindé Soares) 
A praia de Jenipabu e suas famosas dunas móveis (Foto: Canindé Soares)

Maracajaú: Maracajaú não é somente lindos coqueirais, dunas de areia branca e lagoas maravilhosas. É também o paraíso do mergulho. As águas claras e os 13 quilômetros de arrecifes de corais são protegidos pela Área de Proteção Ambiental de Maracajaú.

Lá se pode encontrar flutuantes fundeados com estrutura de bar e lanches. São fornecidas máscaras e respiradouros, além de serviço de mergulho com cilindro e aulas para iniciantes. O acesso ao flutuante é feito em lanchas rápidas e catamarãs.

Parrachos de Maracajau (Foto: Canindé Soares) 
 Parrachos de Maracajaú (Foto: Canindé Soares)

O parque aquático Ma-Noa Park, perto da Ponta dos Anéis, tem estrutura de piscinas, tobogãs, bares e restaurantes. Vale uma visita à Árvore do Amor e ao farol no Cabo de São Roque.

Nas proximidades podem ser visitadas praias como Caraúbas, Pititinga, Punaú e Rio do Fogo. Maracajaú fica a 60 quilômetros de Natal. O acesso é pela BR 101.


São Miguel do Gostoso: A praia é o paraíso dos velejadores locais, nacionais até mesmo internacionais. O local é considerado um dos melhores para a prática do windsurf e kitesurf, e tem atraído um número cada vez mais crescente de esportistas do mundo inteiro.

O município tem muitas pousadas e vários bares com gastronomia diversificada. O Terminal Turístico do Gostoso, localizado na praia da Xêpa, é uma das atrações do local.

São Miguel do Gostoso (Foto: Canindé Soares) 
O fim da tarde em São Miguel do Gostoso é um atrativo à parte (Foto: Canindé Soares)

Pólo Costa Branca

A Costa Branca tem praias ainda virgens, onde a vegetação do sertão encontra o mar, o colorido das dunas e as falésias.

Visite Enxu Queimado e suas águas calmas, com rico manguezal. Caiçara do Norte, um povoado de vida simples e praias lindas. Vá à praia de Soledade, na área de prospecção de petróleo. Ela tem um visual diferente, resultado da constante queima dos gases da exploração de petróleo. À noite, as tochas de fogo viram atração turística.

Caiçara do Norte (Foto: Canindé Soares) 
 Caiçara do Norte fica no Pólo Costa Branca (Foto: Canindé Soares)

Em Porto do Mangue as principais atrações são as dunas cor de rosa, falésias e praias desertas. Na enseada de Ponta do Mel podem ser encontradas dunas, as piscinas naturais da praia de São Cristovão e as dunas móveis da Praia Redonda.

Na praia de Galinhos, os visitantes vão se deparar com uma península isolada com manguezais, águas calmas, imensas dunas, lagoa e salinas. O acesso ainda é feito de barco e o transporte dentro da cidade em carroças.

A praia de Tibau é a última do litoral potiguar. Lá são feitas as famosas garrafinhas com desenhos de areias coloridas.

Sem comentários:

Enviar um comentário