segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Citar e linkar >> ética e respeito entre blogueiros

Ao contrário de outras áreas de atuação,  blogueiros não contam com um código de ética regulamentado e nem com um conselho fiscalizador. Cada um faz o que acha que é certo e/ou se baseia na experiência dos mais antigos.
 
Mesmo não havendo um código de conduta estabelecido, existem algumas práticas que não são aceitas por grande parte da comunidade, sendo que a cópia de conteúdo (plágio) é de longe a mais combatida e comentada.
Até aqui nenhuma novidade. Se encontramos em um outro blog um artigo nosso, reproduzido na íntegra e sem créditos, ou seja, assinado por uma outra pessoa, a infração é facilmente identificada.
O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. Fonte: Wikipedia
Por outro lado, existem casos em que a apropriação indevida de uma obra intelectual não está tão evidente assim e pode levar à interpretações diversas.
 
Acredito que quando encontramos artigos interessantes em outros blogs, nós até podemos publicá-los em nosso blog - já que os leitores nem sempre são comuns – mas é necessário atentarmos a dois detalhes que fazem toda a diferença:
  • nunca publicar uma cópia integral do post original;
  • sempre citar e linkar o autor original;
Além de ser elegante, demonstra - acima de tudo - respeito ao trabalho alheio.
 
 
 Como eu disse no começo deste artigo, não existe um código de conduta regulamentado, mas existe um “controle social” com consequências que podem ser até piores do que um processo judicial. Reflitam e comentem.
 
 

Sobre o autor: Juliana é a fundadora deste blog. Nascida em 1970, é médica e, nas horas vagas, blogueira. Também é top colaboradora do fórum de ajuda do Blogger. Twitter l Google Plus l Facebook l

Sem comentários:

Enviar um comentário