sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Saúde >> Sesap promove palestra educativa de prevenção ao controle do tabagismo

Quanto maior o número de cigarros fumados por dia e o tempo que se fuma, maior a possibilidade do aparecimento de doenças. Foto:Divulgação
Quanto maior o número de cigarros fumados por dia e o tempo 
que se fuma, maior a possibilidade do aparecimento de doenças.

O tabagismo é uma doença causada pela dependência da nicotina, que vicia cerca de 80% dos indivíduos que a utilizam


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, da promove nesta sexta-feira (14), uma palestra educativa para incentivar a de prevenção contra os males provocados pelo tabagismo. O evento será realizado das 8h às 12h, na sede do Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC), em Lagoa Nova, Natal, sendo destinado a policiais militares que atuam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do Estado.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Lizabeth Guimarães, destaca que essa é a primeira de muitas parcerias que o setor vai manter com a Polícia Militar, órgão responsável pelo Proerd no Rio Grande do Norte. “Fortaleceremos ainda mais o nosso trabalho de prevenção, sobretudo junto ao público escolar. Atualmente o Proerd é um dos maiores programas que atuam com foco na valorização à vida, na prevenção às drogas e à violência, junto às crianças e jovens do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e particulares do Estado”, explica.

O tabagismo é uma doença causada pela dependência da nicotina, que vicia cerca de 80% dos indivíduos que a utilizam. Quanto maior o número de cigarros fumados por dia e o tempo que se fuma, maior a possibilidade do aparecimento de doenças. Mesmo um único cigarro por dia já é prejudicial à saúde. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é responsável pela morte de aproximadamente cinco milhões de pessoas por ano em todo o mundo, o que representa uma morte a cada 6,6 segundos.

Lizabeth Guimarães explica que a cada tragada, o fumante aspira substâncias tóxicas e cancerígenas que vão diretamente para o pulmão e para a corrente sanguínea, atingindo todos os órgãos do corpo. Além do mau hálito, dentes encardidos, impotência sexual e gangrena em partes do corpo, o fumo pode causar diversos tipos de câncer (pulmão, boca, faringe, laringe, entre muitos outros). A boa notícia é que nunca é tarde demais para parar de fumar. O primeiro passo é querer parar e, então, procurar a ajuda de um médico ou uma unidade de tratamento ao fumante.

A Sesap, através do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, tem investido na implantação de unidades de tratamento ao fumante no Rio Grande do Norte. Em Natal, as unidades funcionam no Hospital Universitário Onofre Lopes, no Hospital Giselda Trigueiro, no Hospital João Machado e na Unidade Básica de Saúde de Mirassol. Também há unidades nos municípios de Parnamirim, Mossoró, Pau dos Ferros, Rodolfo Fernandes e Martins.

Para iniciar o tratamento, o paciente passa por uma triagem, com teste do grau de dependência à nicotina e pesquisa do histórico de outras doenças. Em seguida, participa de sessões com apoio médico e psicológico, nas quais poderá usar adesivos, gomas de mascar e pastilhas com reposição de nicotina, além de medicamentos para o controle da ansiedade, tudo disponibilizado pelo SUS.

Na palestra junto ao Proerd, os técnicos da Sesap vão falar, sobretudo, dos perigos no uso do narguilé, cachimbo de origem oriental com aparência exótica, que por seu cheiro e sabor agradáveis tem se tornando cada vez mais popular entre adolescentes e jovens. “Participar de uma sessão de fumo de narguilé por uma hora, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), equivale ao consumo de 100 cigarros. Além de incluir 4,7 mil substâncias tóxicas presentes no cigarro comum, o fumo do narguilé possui concentrações superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas. É algo que tem preocupado muito as autoridades sanitárias, a menos que tomemos uma atitude, o tabaco vai matar mais de 8 milhões de pessoas ao ano até 2030”, ressalta Lizabeth Guimarães.

Mais qualidade de vida
A nutricionista do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Maria Angélica Freitas, orienta para quem deseja parar de fumar que o essencial é manter uma dieta equilibrada, associada à prática de atividade física regular. No início deve-se evitar: álcool e refrigerantes, café (preferir o descafeinado), chocolates, sal em excesso, carnes gordas, pele de frango, leite integral, manteiga e queijos gordurosos, além de frituras, alimentos enlatados, defumados e industrializados. Em contrapartida, é recomendável a ingestão de dois a três litros de água por dia, sucos de frutas, um cardápio rico em frutas, verduras e legumes, fibras, gordura vegetal (óleo de soja ou canola), além do consumo de alimentos leves, como o leite desnatado, queijos sem gordura, creme de leite e requeijão light, e proteínas de origem vegetal como feijões, soja, lentilha, ervilha e grão de bico, que atenuam a vontade de fumar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da  Sesap

Sem comentários:

Enviar um comentário