Fonte: site Carta Potiguar |
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Certa vez li que os burros são animais inteligentes mas muito teimosos.
Daí teria surgido o sentido pejorativo da palavra “burro”, inicialmente
se referindo a pessoas teimosas e posteriormente variando de
significado para caracterizar pessoas de baixa capacidade intelectual.
Ou seja, acabou que o sentido figurado atualmente empregado à palavra
contradiz a natureza dos animais citados, mais inteligentes do que
vários outros tipos de bichos domésticos.
Mas essas noções de inteligência e teimosia são
complicadas de se lidar (é preciso certo nível de inteligência para isso
e os conceitos apresentam certa teimosia diante de quem tenta refletir
sobre eles). Afinal, o que realmente significa inteligência? O
que ela mede exatamente? Não vou nem tentar me debruçar sobre essa
definição, mas vou simplificar as coisas da seguinte maneira: Inteligência é a capacidade de um organismo de resolver problemas.
Pensemos em dois dos mais comuns animais domésticos criados pelo ser humano, o gato e o cachorro.
Existe certo consenso a respeito da suposta inteligência superior dos
cachorros. Concorda-se em geral que eles têm mais facilidade de aprender
truques e de se comunicar com os donos. Os gatos, por outro lado, são
mais arredios e independentes; são, de certo modo, teimosos.
Voltamos assim à dicotomia inteligência/teimosia. Daí podemos afirmar
que há como que uma noção que opõe os dois termos e que se traduz na
seguinte afirmação: inteligência implica a capacidade de obedecer.
Dessa forma, quando se fala na capacidade de um cachorro realizar
truques ensinados por humanos, chamando isso de inteligência, também
chegamos a uma afirmação oposta: não obedecer é sinal de baixa inteligência.
Não há como não pensar naquele velho adágio: “manda quem pode,
obedece quem tem juízo”. A partir disso podemos notar sinais de uma
ideologia insidiosa vindo à tona. Percebemos que aquela inocente
classificação dos animais em mais ou menos inteligentes está atrelada a
uma mentalidade autoritária que preza pela manutenção de uma ordem e de
uma hierarquia social. Animal inteligente seria aquele que, obedecendo
ao dono, evita ser punido por este. Aí está o organismo resolvendo o
problema de afastar de si a dor causada por um opressor.
Se pensarmos sob um outro ângulo, seguindo um outro conjunto de
valores, poderíamos muito bem pensar que a inteligência está na
capacidade de resolver problemas sem a interferência de um agente
externo. Se os gatos são desobedientes, eles podem ser considerados,
nessa perspectiva, como mais inteligentes que os cachorros, já que
conseguem as mesmas regalias dos donos sem agir como bajuladores que
colocam a língua para fora e abanam o rabo (ou então encontram fora de
casa as fontes para saciar suas necessidades). Gatos seriam mais
inteligentes, pois resolvem seus problemas sem se sujeitar a seus
“donos” e com criatividade.
A pedagogia tradicional no Ocidente costumava se fazer, e em alguns
contextos ainda se faz, pela imposição do conhecimento aos estudantes. A
inteligência de um aluno é medida por sua capacidade de reproduzir os
saberes repassados pelo professor. Os alunos teimosos, que não seguem as
normas de conduta em sala de aula, geralmente coincidem com os alunos
“burros”, que não apreendem o conteúdo, administrado pelo docente e sem
possibilidade de questionamentos.
Ficando ainda indefinido o conceito de inteligência para
nós, considerando inclusive que existem vários tipos de inteligência
(burros, cachorros e gatos têm cada um a preponderância de um desses
tipos – e cada indivíduo de cada espécie varia em sua própria
individualidade), o que podemos perceber com menos incerteza, até onde
nossa capacidade de entendimento alcança, é que a ideologia da
inteligência preconiza o valor conservador da obediência incondicional.
“Manda quem pode, obedece quem tem juízo” é um dito que implica que não é
preciso ser inteligente (ter juízo) para mandar.
Nas sociedades com Estado e com valores tradicionais arraigados, como
a nossa, “burro” é quem não abaixa a cabeça diante da Polícia, é quem
não disfarça sua sexualidade desviante ou sua identidade de gênero
não-convencional, é a mulher que não se sujeita ao marido, é o negro
pobre que reclama do baixo salário, é a criança autodidata que procura
aprender através de meios não-instituídos. No livro: A Revolução dos bichos, são
os teimosos que podem acabar com a ditadura dos porcos.
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