quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Educação >> Voluntariado pode render crédito na universidade


Projeto propõe que trabalho voluntário seja aproveitado nos cursos superiores
Para incentivar a participação de jovens no serviço voluntário, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) analisa projeto que prevê a conversão desse tipo de atividade em crédito curricular para estudantes de cursos de graduação.

A proposta (PLS 339/2013) foi apresentada pelo ex-senador Sérgio Souza e será votada em caráter terminativo na CE. O autor propõe que até 15% do total de créditos exigidos para a conclusão do curso de graduação possam ser cumpridos por meio de atividade voluntária realizada pelo estudante.

No texto, Sérgio Souza determina que, para ser convertido em crédito curricular, o serviço voluntário deve ter afinidade com o curso, ser realizado simultaneamente aos estudos e supervisionado pela instituição de ensino em que o estudante está matriculado.

O autor argumenta que o serviço voluntário é uma importante oportunidade de aprendizado profissional, valorizado por muitas empresas em processos de recrutamento de pessoal. Observa, ainda, que é uma ferramenta capaz de desenvolver habilidades de cooperação e de fortalecer laços de solidariedade na sociedade. Conforme o projeto, a medida deve ser incluída na lei que trata do serviço voluntário (Lei 9.608/1998).

Favorável ao texto, o relator, João Vicente Claudino (PTB-PI), observa que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) prevê, entre as finalidades da educação superior, o estímulo ao conhecimento de problemas nacionais e regionais e a oferta de serviços especializados à comunidade.

Apesar dessa previsão legal, diz ele, o envolvimento de universitários com problemas comunitários ainda é muito pequeno, sendo o trabalho voluntário pouco valorizado pela sociedade brasileira.

Fonte: Jornal do Senado

Sem comentários:

Enviar um comentário