sábado, 8 de novembro de 2014

Saúde >> Senado reforça a prevenção ao câncer de próstata

Iluminação especial do Novembro Azul foi usada pelo Congresso no ano passado Foto: Lia de Paula

Texto determina a capacitação de profissionais na prevenção da doença e eleva para 50 anos a idade mínima de homens a serem beneficiados com exames de detecção  

O Plenário do Senado aprovou ontem o PLS 34/2005, de Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que fortalece o ­Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata. O projeto agora vai à sanção presidencial. 

O projeto determina a capacitação de profissionais da saúde na prevenção e detecção do câncer de próstata e altera para 50 anos a idade mínima da população masculina a ser beneficiada com exames de detecção precoce dessa modalidade de câncer. Hoje, a idade mínima é 40 anos.

Em sessão presidida por Paulo Paim (PT-RS) e transformada de não deliberativa em deliberativa especialmente para a votação da proposição, os senadores rejeitaram um substitutivo da Câmara dos Deputados, que incluía outras medidas, e aprovaram o texto original. A votação foi simbólica.

Segundo o Inca, neste ano foram registrados 68,8 mil casos novos de câncer de próstata no país, número que corresponde a 70,42 incidências para cada 100 mil homens.

— Sem considerar os tumores de pele, o câncer de próstata é o maior incidente entre os homens em todas as regiões do país — alertou Ana Amélia.

A senadora também aproveitou para convidar os colegas para sessão especial do Congresso na próxima segunda-feira para celebrar os 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer.

A sessão também marca o início da campanha Novembro Azul, de conscientização sobre o câncer de próstata, que iluminará o prédio do Congresso em azul em novembro.

Fonte: Jornal do Senado

Sem comentários:

Enviar um comentário