sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Clima >> Emparn prevê que chuvas no semiárido poderão ser normais em 2015

Meteorologistas afirmam que últimas previsões de chuvas são positivas - Cacau
Os meteorologistas do Nordeste se reuniram na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), em Parnamirim, na última terça-feira e na tarde de ontem e divulgaram um balanço com a previsão de chuva para o semiárido.

De acordo com os dados, na região a previsão é que predomine a condição de chuva de normal a abaixo do normal da média histórica, com grande variabilidade temporal e espacial para o período de março a maio. O balanço é melhor do que o atestado em janeiro, quando os meteorologistas se reuniram em Fortaleza (CE).

Para a previsão anunciada, os especialistas ressaltaram que como poderão haver mudanças significativas referentes aos parâmetros oceanos/atmosféricos durante as próximas semanas, é de extrema importância um monitoramento contínuo nessas regiões que possam inserir algumas mudanças no atual prognóstico.

“Comparada à nossa última previsão, essa reunião trouxe resultados positivos, que foram potencializados pelo comportamento das águas dos oceanos, com ênfase para o esfriamento das águas dos oceanos Pacífico e do Atlântico Norte, e o aquecimento das águas do Atlântico Sul”, comentou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot.

A análise dos resultados dos modelos oceânicos, segundo os meteorologistas, mostra uma tendência de aquecimento das águas superficiais do oceano Pacífico, o que poderia significar a formação do fenômeno El Niño, situação prejudicial para a ocorrência de chuvas no semiárido. No entanto, devido ao comportamento apresentado nos últimos meses pelo oceano Pacífico, que ora tem aquecido, ora resfriado, os meteorologistas, de forma unânime, não levaram em consideração essa tendência.

De acordo com Gilmar Bistrot, foi divulgado também na manhã de ontem um prognóstico realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) acerca da situação do semiárido nordestino. Segundo ele, os resultados foram ainda mais positivos e determinaram que o potencial de chuvas para a região nos próximos meses deve ser considerado normal, que é de 675 milímetros.

Sem comentários:

Enviar um comentário