segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Cultura >> Projeto Cena Jovem, da Casa da Ribeira, oferece 4 prêmios de R$ 30 mil

A Casa da Ribeira recebe inscrições até o dia 26 de fevereiro para o edital Cena Jovem, iniciativa que busca abrir as portas para artistas do Rio Grande do Norte com quatro prêmios de R$ 30 mil, concedidos a grupos ou coletivos que montam novos espetáculos de dança, teatro e seus híbridos. O Projeto Cena Jovem marca o aniversário de 14 anos da Casa da Ribeira.
Este é o 16° edital lançado pela Casa da Ribeira. Patrocinado pela Petrobras, Governo Federal e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, o projeto inclui ainda 64 ocupações do teatro da Casa da Ribeira, ação que tem por finalidade dar o suporte necessário para que artistas amadureçam suas obras, além de propiciar aos diversos públicos o acesso, a preços subsidiados, a excelência das produções artísticas do Estado.
Patrocinadora do projeto, a Petrobras destaca que apoiar a cultura é uma forma de afirmar a identidade brasileira, com toda a sua diversidade étnica e regional, conforme explica o gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Petrobras no RN e CE, Luiz Ferradans Mato.
“Nesse aspecto, o projeto Cena Jovem apresenta grande oportunidade de valorização e amadurecimento da cultura do Rio Grande do Norte. Ao patrocinar este projeto da Casa da Ribeira, por meio da lei Câmara Cascudo, a companhia busca tanto incentivar a produção cultural local como democratizar o acesso ao público”, afirma.
Cada grupo terá 16 pautas do Teatro da Casa da Ribeira e 100% do valor arrecadado com a bilheteria de cada apresentação será revertida para o espetáculo selecionado. O projeto prevê ainda a divulgação do espetáculo em materiais impressos do projeto, na internet e nas redes sociais, além de assessoria de imprensa.
O espetáculo inscrito deve abordar questões contemporâneas e produções comprometidas com investigações de linguagem, elaborações críticas e intercâmbio entre áreas artísticas e outras áreas do conhecimento terão prioridade. Também levam vantagem os grupos e coletivos que considerarem esta oportunidade como meio de impulsar a consolidação de seus fazeres, por isso o edital privilegiará artistas em meio de carreira.
Para auxiliar as apresentações, os artistas terão à disposição todos os equipamentos de som e iluminação da Casa da Ribeira, bem como os técnicos responsáveis para dar suporte na utilização desse aparato. Os selecionados contarão com todo o conforto que a estrutura da Casa oferece, ambiente que é climatizado, possui tratamento acústico e tem capacidade para 160 cadeiras fixas.
“Com o intuito de fomentar a participação de grupos de todo o estado, haverá a seleção de artistas do oeste potiguar, um cenário que apresenta grande produção cultural e que também precisa de espaço para mostrar o trabalho ao público do RN”, ressalta o gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Petrobras no RN e CE, Luiz Ferradans Mato.
A inscrição no edital deve ser feita em formulário oficial do Cena Jovem que, assim como o regulamento do edital, está disponível no site www.projetocenajovem.com. No site, a Casa da Ribeira também disponibiliza uma área esclarecendo as principais dúvidas sobre o edital. Formulário e regulamento do edital também podem ser acessados por meio do site da Casa, owww.casadaribeira.com.br. Edital prevê que um dos grupos selecionados seja residente no Oeste Potiguar.
“Ao longo de nossos 14 anos de atividades, nosso mais importante desafio tem sido manter a Casa da Ribeira aberta para facilitar a participação dos mais diversos públicos. Nossos projetos buscam dar conta de proporcionar, por meio do acesso, o desenvolvimento humano através do fazer e sentir artes. Contamos com o envolvimento dos artistas e produtores para oferecer uma programação artística rica, diversa e intercultural”, afirma Gustavo Wanderley, Diretor de Planejamento e Projetos da Casa da Ribeira.
Mais informações no telefone da Casa da Ribeira: (84) 3211-7710, de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h. Ou pelo e-mail:casa@casadaribeira.com.br
Fonte: 

Sem comentários:

Enviar um comentário