quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

ACOMPANHAMENTO >> Governo Federal e bispos do Nordeste realizarão caravana ao longo das obras do S. Francisco

Exibindo transpo_bispo.jpg
Exibindo transpo_bispo.jpg
A observação da situação atual das obras de integração de bacias do Rio São Francisco é o principal objetivo da caravana que inicia na próxima segunda-feira (29) e segue até o dia 03/03 numa comitiva composta pelos bispos do Nordeste, movimentos sociais e representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e da Integração Nacional. Além das obras de engenharia do canal também serão analisados os impactos ambientais e os investimentos sociais e econômicos que estão sendo feitos pelo Governo Federal ao longo do eixo norte da transposição.
A obra emblemática para o semiárido brasileiro. Anunciada desde o período do império e iniciada somente em 2003, na primeira gestão do Presidente Lula, a integração da bacia do São Francisco é esperada pela população sertaneja como um grande reforço na segurança hídrica da região. O Governo Federal aponta para o final de 2017 a conclusão das obras com a água passando por vários estados do Nordeste até a chegada ao Estado do Rio Grande do Norte. Este investimento combinado com as tecnologias sociais de armazenamento de água tem condições de inaugurar um novo momento na relação com a variabilidade das chuvas no Nordeste.
Os bispos do Nordeste entendendo a dimensão dos impactos desta obra estão mobilizando uma comitiva com nomes como dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo de Natal; dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró; dom Antônio Carlos Cruz Santos, de Caicó; dom Gabriel Marchesi, de Floresta (PE); Dom José Luiz Ferreira Salles, de Floresta (PE); dom Magnus Lopes, de Salgueiro (PE); dom Antônio Tourinho, bispo auxiliar de Recife (PE); e monsenhor Agripino Ferreira, de Cajazeiras (PB). Os movimentos sociais e sindical também estarão representados pela ASA, federações sindicatos e outras redes de organizações.
A agenda será iniciada pelo município de Assu, a partir das 7 h da próxima segunda-feira (29) com recepção pelo técnico do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS/Ministério da Integração Nacional. Em seguida o grupo se descolará para visita a Barragem de Oiticica, em Jucurutu/RN, aonde acontece um diálogo com a comunidade. Depois o grupo concluirá as atividades do dia com uma atividade em Caicó, no Centro Pastoral Dom Wagner. A agenda continuará do dia 01 até o dia 03 passando pelos Estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco.


 A comitiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte será formada pelo Delegado Federal do MDA no Estado, engenheiro agrônomo Caramurú Paiva; o Superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Vinícius Araújo; e Socorro Oliveira, coordenadora estadual do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. Ainda terão representantes do MDA pelas delegacias dos outros estados do Nordeste e dos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social.
Convidados 
Representação de Organizações da Sociedade Civil nos Estados: SEAPAC/RN, SAR/RN, Pastorais Sociais, Caatinga/PE, AGENDHA/BA, Fundação Araripe, PATC/PB, etc. Ministérios: MI, MDS, MMA, MDA e ANATER. Representação do IBAMA, DNOCS, INCRA (RN, PB, CE e PE). Representação do INSA, SUDENE e DNOCS. Representação do ICMBIO – APA Araripe, Flona Negreiros. Órgãos Estaduais de Meio Ambiente – CPRH e SEMAS/PE, IGARN e SEMARH-RN, IDEMA/RN, SUDEMA, AESA e SEIRHMACT/PB. Instituições Técnicas de Ensino do Estado Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. 
Encaminhamentos: 
Representação dos Ministérios nos ônibus: Ministérios deverá enviam a lista das pessoas que irão nos ônibus da delegação até 19/02 (MIN, DNOCS e Incra têm apoio local) o Há 8 vagas em um dos ônibus; Definido o roteiro, SG acionará a PRF e PM para acompanhar a caravana. O Assentamento Baixa Grande, em Jati, e a Comunidade Quilombola, em Salgueiro, serão convidadas, com delegações, para participar da missa de encerramento e terão espaço próprio no momento do diálogo para apresentarem suas experiências comunitárias. A estrutura de deslocamento das famílias ficará na responsabilidade do MDA e MMA. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), através da sua Secretária Executiva (ADESE), e o SEAPAC farão visitas aos municípios da PB, RN e CE e articulação com Entidades, Dioceses/Paróquias com objetivo de definir os locais onde serão feitas as refeições e hospedagem. 
Fonte: Delegacia Regional do MDA no RN

Sem comentários:

Enviar um comentário