quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

FÁTIMA: “SERRA QUER ENTREGAR O CONTROLE DO FUTURO DO PRÉ-SAL”


No plenário do Senado, a senadora do PT afirmou que não existem motivos para acelerar o processo de novos leilões no Brasil; "Não adianta votar o projeto de afogadilho; que ele volte para as comissões", ressaltou; "Abrir as reservas do pré-sal com petróleo baixo é entregar os potenciais de riqueza do nosso país a preços muito irrisórios", enfatizou ainda Fátima Bezerra, sobre o projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP)
A senadora Fátima Bezerra foi mais uma parlamentar do PT a criticar o projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP) que muda as regras de exploração do pré-sal e que pode ser votado nesta terça-feira 23. A proposta acaba com a participação obrigatória da Petrobras no pré-sal.
No Plenário do Senado, a senadora afirmou que não existe motivos para acelerar o processo de novos leilões no Brasil. "Não adianta votar o projeto de afogadilho; que ele volte para as comissões", ressaltou.
Ela também quer saber por que Serra quer acelerar os novos leilões do pré-sal. Para ela, a abertura de novos leilões, neste momento, significa entregar o futuro do pré-sal brasileiro para as empresas internacionais e tirar a Petrobras da operação.
"No Brasil, os próximos leilões ocorreram apenas no final de 2017. Além disso, nós temos 14 anos de reservas atuais da Petrobras e não existe a necessidade de ter novas reservas no curto prazo. Abrir as reservas do pré-sal com petróleo baixo é entregar os potenciais de riqueza do nosso país a preços muito irrisórios", enfatizou.
Fátima associou-se a outros senadores que se posicionaram contrários não só ao projeto, mas à tramitação em caráter de urgência. "A bancada do Partido dos Trabalhadores é frontalmente contrária ao mérito do projeto do Senador Serra porque nós entendemos que o mais adequado hoje para atender aos interesses nacionais é manter a atual lei que trata do marco regulatório da exploração do pré-sal", disse.
A senadora enfatizou que a mudança prejudicaria inclusive a área de educação que, por lei, receberá recursos do pré-sal". Mais cedo, uma reportagem do portal Congresso em Foco informou que PSDB e PMDB se uniram para isolar o PT e tentar aprovar a proposta nesta terça.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), quer colocar o projeto em pauta para ser votado ainda hoje. O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima, avaliou, no entanto, que apesar do esforço da oposição, será "difícil" votar o projeto nesta terça.

Sem comentários:

Enviar um comentário