domingo, 26 de junho de 2016

RESULTADO DE POLÍTICAS SOCIAIS >> ONU homenageia dois brasileiros em lista de pioneiros das metas de sustentabilidade

onu-ecod.jpg

Dois brasileiros estão entre os dez Pioneiros dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável homenageados na Conferência dos Líderes do Pacto Global da ONU, em Nova York. 

Foram enviadas mais de 600 indicações de 100 países entre fevereiro e abril deste ano. O evento, que terminou na quinta-feira, 23 de junho, teve como meta estimular as ações de empresas que seguem as determinações dos 17 objetivos da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Sonia Favaretto, diretora de Imprensa e Sustentabilidade do BM&F Bovespa, foi uma das homenageadas. De Nova York, em entrevista à Rádio ONU, ela falou sobre o prêmio de Pioneira para a Bolsa de Valores Sustentáveis. "Esse prêmio é uma honra, um privilégio e uma responsabilidade. Ele vem coroar um trabalho tanto pessoal, na área de sustentabilidade, como da Bolsa brasileira, BM&F Bovespa, junto ao Pacto Global e à ONU. Um trabalho de muitos anos. Vem reconhecer toda essa jornada e, sem dúvida, nos estimula muito a continuar diante aí nesse mundo que a gente precisa transformar em padrões mais sustentáveis."

Os pioneiros são empreendedores que promovem a sustentabilidade por meio de seus negócios e outros que estão mobilizando a comunidade empresarial para que adote medidas em apoio aos ODS
O outro brasileiro escolhido foi Ulisses Sabará. Ele é presidente e fundador da Beraca, uma empresa de origem brasileira que investe no desenvolvimento de ingredientes e tecnologias sustentáveis no Brasil e em mais de 40 países. Ele falou à Rádio ONU como foi ser homenageado como Pioneiro para a Proteção da Biodiversidade. "Durante um ano eu serei pioneiro do Life for Land. Neste ano, eu acredito que a gente tem muito que fazer. A minha expectativa e os meus planos, uma vez que eu lido com ingredientes para a indústria cosmética e farmacêutica, é a área dos alimentos. Isso tem a ver com sistemas permaculturais como agricultura familiar, tudo o que possa trazer abundância para a minha nação, o Brasil, e outras também.”


ODS na prática
O programa dos Pioneiros Locais dos ODS busca profissionais que estejam demonstrando como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem fazer com que as empresas aumentem os ganhos econômicos, sociais e ambientais.


Segundo o Pacto Global, os pioneiros são empreendedores que promovem a sustentabilidade por meio de seus negócios e outros que estão mobilizando a comunidade empresarial para que adote medidas em apoio aos ODS.

O grupo responsável pela escolha dos pioneiros incluiu especialistas da ONU, intelectuais e representantes da sociedade civil e do setor privado.

(Por Edgard Júnior, da Rádio ONU)

Sem comentários:

Enviar um comentário