sexta-feira, 1 de julho de 2016

IMPORTANTE PREOCUPAÇÃO >> Audiência discute a preservação do patrimônio histórico e cultural mossoroense

Vereadores, MP, Prefeitura e historiadores discutirão melhorias na política de preservação do município (Foto: Joserley de Souza).No intuito de discutir a situação do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) realizou uma audiência pública voltada ao tema, na quinta-feira, 23 de junho. O debate foi proposto pelo vereador Genivan Vale (PDT) e contará com participação de historiadores, arquitetos e urbanistas, e representantes da Prefeitura. e do Ministério Público.
“Nos últimos anos, vários prédios históricos de Mossoró, como a casa dos abolicionistas, a casa de Dorian Jorge Freire, o espólio do industrial Jerônimo Dix-neuf Rosado Maia, mais conhecido como ‘Catetinho’, foram demolidos e transformados em estacionamentos ou centros comerciais”, lembra o vereador.
Na audiência, especialistas expusseram estudos sobre o patrimônio Histórico Cultural mossoroense e deverão ser retiradas proposições a fim de contribuir com a política de preservação do município.
Genivan Vale enfatizou a necessidade de ações voltadas para a preservação da história através de seus monumentos e ressalta que, embora a Lei do Tombamento Municipal esteja em vigor desde junho de 2011, o poder público pouco tem feito para preservar sua história material.
“É preciso mais zelo com a preservação da memória do município. Preservar o patrimônio histórico de uma cidade é valorizar a cultura e perpetuar sua história para as próximas gerações”, declara.

Sem comentários:

Enviar um comentário