quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Jean Wyllys: "Debates das Eleições 2016 serão antidemocráticos"


A corrida pelas prefeituras inicia oficialmente nesta terça, 16 - mas os debates que já começam a ir ao ar nos canais de televisão não mostrarão todos os candidatos, só alguns. Uma reforma política aprovada pelo ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acaba com a representatividade: somente partidos com mais de 10 deputados federais têm participação garantida. O PSOL têm 6, e por isso resolveu fazer barulho na internet. “É muito importante que as pessoas se engajem na campanha por #DemocraciaNosDebates assinando as petições criadas pelo PSOL”, disse por telefone à equipe da Change.org o deputado federal Jean Wyllys. Jean Wyllys afirma que exclusão do PSOL nos debates foi manobra de Eduardo Cunha.

O partido está usando a ferramenta de Movimentos - em uma única página na Change.org, várias petições sobre o mesmo assunto têm as assinaturas somadas e a possibilidade de ação conjunta. Cada mobilização vem de uma cidade, todas com o objetivo comum de pressionar as emissoras de TV para que os candidatos da legenda estejam nos debates. “A internet, as redes sociais e os smartphones, com todos os seus aplicativos, oferecem às pessoas a possibilidade de se manifestarem de forma rápida e sem precisar de recursos econômicos que antes eram um impedimento”, argumenta Jean.

O primeiro abaixo-assinado sobre o tema foi criado pela paulistana Sâmia Bomfim e pressiona as emissoras de TV a convidarem para o debate a candidata do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina. “Ela está em 3º lugar na última pesquisa de intenção de votos. Essa petição pede igualdade de condições na disputa municipal”, defende o texto.
 Leia e compartilhe a entrevista completa

Sem comentários:

Enviar um comentário