segunda-feira, 17 de outubro de 2016

MOBILIDADE E PRODUÇÃO NACIONAL >> Projeto do deputado Lobbe Neto isenta de IPI bicicletas de fabricação nacional

Resultado de imagem para IPI bicicletas de fabricação nacional
Tramita na Câmara projeto de lei apresentado pelo deputado Lobbe Neto (SP) que isenta isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) um meio de transporte usado por milhões de brasileiros: as bicicletas. Atualmente válido para aquelas produzidas na Zona Franca de Manaus, a isenção passaria a valer também para as fabricadas no restante do país.
Conforme destaca o tucano, a redução do custo de aquisição facilitará a aquisição e uso pelas camadas mais pobres da população, sem contar vantagens como o ganho ambiental, a diminuição do trânsito de carros e os benefícios para a saúde.
“A adoção de bicicletas como meio de transporte tornou-se uma realidade pelo mundo afora”, diz Lobbe. Segundo ele, a necessidade de reduzir o uso de combustíveis poluentes tem levado organismos, governos e pessoas a se conscientizarem do consumo racional de produtos perecíveis, com vistas à melhoria das condições do meio ambiente.
Ainda segundo o parlamentar, por ter custo de fabricação mais baixo que os demais veículos de 2 ou 4 rodas, as bicicletas atendem à população menos assistida pelos meios de transporte oficial.
“Seja como forma de melhorar as condições de trafegabilidade nas cidades, seja como meio de reduzir o efeito estufa, o uso de bicicletas reduz o tempo gasto no trânsito, o stress e os gastos de previdência e assistência social decorrentes dos acidentes com motocicletas e veículos de 4 rodas. Ademais, permite o exercício da ginástica e a satisfação pessoal”, completa Lobbe Neto ao defender o seu projeto, que aguarda análise da Comissão de Finanças e Tributação.

Sem comentários:

Enviar um comentário