quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Arca das Letras distribui livros em comunidade quilombola de Pedro Avelino/RN

Cerca de 50 famílias da comunidade de Aroeira receberam, além da biblioteca rural, 70 kits escolares
O Programa Arca das Letras, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, entregou no último sábado (10), na Comunidade Quilombola Aroeira, em Pedro Avelino, a 150 km de Natal, uma biblioteca rural e 70 kits escolares. O programa, uma iniciativa da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), beneficiou cerca de 50 famílias.
O Arca das Letras promove ações de incentivo à leitura com foco em comunidades onde vivem famílias assentadas da reforma agrária, agricultores familiares, indígenas, remanescentes de quilombos, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, Casas e Escolas Familiares Agrícolas, bem como de beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
A presidente da Comunidade Aroeira, Hélia Lúcia da Silva, 50 anos, fala da importância do programa. “O beneficio veio em uma boa hora, pois a comunidade estava carente de uma educação. Estamos muito alegres porque com os livros em mãos podemos apresentar muitas possibilidades, uma delas é a busca por novos saberes”, comemorou a líder quilombola. 
A Analista de Políticas Sociais da Sead, Lídia Alves Moreira, explica que o Arca das Letras é um programa de bibliotecas rurais da secretaria que, além de dar acesso a livros, busca incentivar a leitura e a expressão cultural nas comunidades rurais e tradicionais de todo o país. “Com mais essa ação, o Rio Grande do Norte passa a ter 793 Bibliotecas implantadas em 127 municípios, beneficiando 62.646 famílias de agricultores familiares no RN”, destaca Lídia Alves.
No Brasil, já foram implantadas 11.404 Arcas em 2.509 municípios, atendendo 1.280.760 famílias. Ao todo, foram distribuídos mais de dois milhões de livros e capacitados mais de 20 mil agentes de leitura. 
A biblioteca implantada na Comunidade Quilombola Aroeira é fruto de uma parceria entre o Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras e o Programa Minibibliotecas da Embrapa. Como resultado desta parceria, foram implantados 270 espaços de leitura em municípios do Semiárido no ano de 2016.
Victor Michel
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0127 e imprensa@mda.gov.br

Sem comentários:

Enviar um comentário