terça-feira, 10 de julho de 2018

DEBATE: O RN QUE O POVO QUER >> PT confirma vinda de Fernando Haddad a Natal para seminário sobre Educação

Ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação no governo Lula, o professor Fernando Haddad estará em Natal dia 20 de julho para participar, como convidado, do seminário temático “O RN que o povo quer” sobre Educação.
Haddad é coordenador nacional do programa de governo do ex-presidente Lula à presidência da República em 2018 e vem sendo especulado como possível candidato ao Palácio do Planalto diante de uma eventual inviabilidade da candidatura da principal liderança petista do país.
O PT já confirmou, porém, que vai registrar a candidatura de Lula dia 15 de agosto no Tribunal Superior Eleitoral.
Saúde 
O PT do Rio Grande do Norte tem priorizado a montagem do programa de Governo durante a pré-campanha da senadora Fátima Bezerra ao Executivo. O partido aprofundou o debate sobre saúde pública neste sábado (7), seguindo a programação da série de seminários temáticos sobre problemas do Estado.
Especialistas da área da saúde apontaram dificuldades e sugeriram alternativas para vários gargalos no setor. Temas como investimento e custos da saúde pública, preventiva, coletiva, interativa e mental entraram na pauta.
O encontro contou com a participação e sugestões do médico Ion Andrade, da professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN Lavínia Uchôa, da Assistente Social Uiacy Alencar e do ex-secretário de Saúde de Natal Cipriano Vasconcelos.
A senadora Fátima Bezerra ressaltou a importância de debater junto a especialistas e à sociedade os diagnósticos, prioridades e demandas das diversas áreas, para que seja elaborado um programa de Governo que sirva à população. “A saúde, como a segurança e a educação, são prioridades de qualquer gestão. E esses diagnósticos, precisos como estão sendo feitos, nos ajudarão a entender o quadro com profundidade e a saber o que fazer no curto, médio e longo prazos”, assinalou.
A importância de uma gestão profissionalizada, autônoma e sem ingerências de ordem política foram ressaltadas pelos palestrantes, como destacou o médico Cipriano Vasconcelos, professor do Departamento de Saúde coletiva da UFRN: “É preciso pensar que o Estado é o condutor de políticas de Saúde e não um simples prestador de serviço”, enfatizou. 
O PT já debateu a questão fiscal atrelada ao desenvolvimento econômico e a Segurança pública. A série de seminários “O RN que o povo quer” será encerrada dia 20 de julho pelo debate sobre Educação com a presença de Fernando Haddad.
Após o debate com a participação de Haddad em Natal, o PT levará o seminário para municípios do interior do Rio Grande do Norte.

Sem comentários:

Enviar um comentário