sexta-feira, 19 de outubro de 2018

CAPACITAÇÃO >> Famílias aprendem técnicas de produção agroecológica


O Seapac ministra capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água para a produção de alimentos (SSMA) para 101 famílias de Serra Caiada, município da região Trairi do Rio Grande do Norte, hoje, 18, e amanhã, 19 de outubro, na Escola Municipal Rural Mons. Walfredo Gurgel, da comunidade Fernandes. Essas famílias estão conquistando as tecnologias de água de produção do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), do Ministério de Desenvolvimento Social, com recursos do BNDES. Para facilitar o aprendizado teórico e prático, as 101 famílias foram divididas em 4 grupos, cada um com um instrutor.


A capacitação é ministrada por um Professor e Alunos do Campus de Bananeira-PB, da Universidade Federal da Paraíba, com formação no campo da Agroecologia. Além da parte teórica, as famílias também participam do processo prático de trabalhar a agroecologia. Elas aprendem a produzir adubos e defensivos orgânicos, utilizado no cultivo de hortaliças, a partir de matérias orgânicas existentes no quintal de casa. Entre as práticas, hoje, 18 de outubro, elas aprenderam a fazer compostagem (adubo orgânico), Biofertilizante (adubo orgânico líquido) e Água de Vidro (defensivo natural).
Amanhã, 19 de outubro, elas vão aprender outras práticas de produção de adubos e defensivos naturais para posteriormente utilizarem no cultivo das hortaliças. Entre as partes práticas desta sexta-feira, 19, está a construção de um “canteiro econômico”. É uma técnica de cultivar hortaliças em um canteiro utilizando pouca água.

Sem comentários:

Enviar um comentário