A prevenção deve acontecer desde cedo, nas crianças, para evitar um câncer futuro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante manter uma dieta saudável e sempre fazer atividades físicas evitando o sobrepeso, que pode aumentar a possibilidade de desenvolver alguns tipos de câncer.
O desequilíbrio alimentar traz a obesidade e a inatividade física, que são os responsáveis por alguns tipos de câncer como: esôfago, mama (principalmente em mulheres após a menopausa), endométrio (útero), rim e colorectum (cólon ou do reto).
As atividades físicas podem ser básicas como caminhar todos os dias por, no mínimo, 30 minutos.
Para a dieta é recomendado, a fim de evitar o câncer especificamente, limitar o consumo de peixe ao estilo chinês (salgado e fermentado); evitar temperaturas quentes em bebidas; e diminuir a exposição a aflatoxinas em alimentos (toxinas produzidas por algumas espécies do fungo Aspergellus, encontradas em alimentos produzidos e guardados em regiões mais quentes, por se desenvolverem em temperatura e humidade elevadas).
A OMS ALERTA PARA O CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
A cada ano, mais de 28 mil mulheres vão a óbito por câncer de colo do útero na América Latina e no Caribe e mais de 56 mil casos foram diagnosticados. Segundo a Organização Mundial da Saúde, se somar os casos dos Estados Unidos e do Canadá, o número de óbitos sobe para 34 mil e de diagnósticos para 72 mil. O câncer de mama permanece sendo o mais frequente, com 462 mil casos nas Américas.
Contudo, há mais de uma década existem vacinas contra o papilomavírus humano, o conhecido HPV. Outra maneira de evitar novos casos de mortes, é através da triagem ou tratando das lesões pré-cancerosas.
O câncer é a segunda principal causa de morte nas Américas. Em 2018, foram contabilizados 3 milhões de novos casos, ou seja, 21% da população mundial. Mais de 1milhão de mortes foram constatadas.
PROGRAMA CUIDE-SE + PREVENÇÃO AO CÂNCER
Estima-se, no Brasil, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer a cada ano, considerando o biênio 2018-2019. Segundo o INCA estimativa é que o Paraná registre, em 2018, 24.830 casos de câncer em homens e 18.750 em mulheres representando um total de 43.580 casos no Estado.
Sem comentários:
Enviar um comentário