quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

DESMONTE DAS POLÍTICAS SOCIOAMBIENTAIS >> Anatomia do desmonte das políticas socioambientais

Há pouco mais de um mês no poder, o novo governo brasileiro promove radicais mudanças em sua estrutura que abrem lacunas e desmontam políticas socioambientais que, construídas ao longo das últimas décadas, consolidaram importantes avanços e conquistas para os direitos humanos, dos povos indígenas, comunidades tradicionais e para a proteção do meio ambiente. Estas mudanças incluem a transferência do processo de demarcação de Terras Indígenas, previsto na Constituição, do Ministério da Justiça para o Ministério da Agricultura. Na avaliação do ISA, trata-se de um grave erro.

Nas últimas semanas publicamos três reportagens que apresentam um detalhado raio-X das mudanças promovidas pelo governo Bolsonaro e seus impactos nas políticas ambientais e nos direitos dos povos indígenas e das comunidades quilombolas. Confira abaixo e entenda o que está em jogo.
Na semana passada os povos indígenas e seus aliados foram às ruas e se fizeram ouvir, exigindo as garantias de seus direitos originários à terra, à diversidade e a convivência pacífica na sociedade brasileira.Os atos, organizados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), ocorreram em quase 60 cidades no Brasil, em 22 Estados e no DF, além de mais oito países. Saiba mais sobre as manifestações.
Temos que permanecer unidos e mobilizados contra os retrocessos. Os povos da floresta e o meio ambiente precisam de todos!
Recebido via e-mail de relacionamento@socioambiental.org

Sem comentários:

Enviar um comentário